sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Capela da Senhora do Alívio (Pousafoles-Fiães)




Construída em 1867, segundo data inscrita numa cartela existente na fachada principal, sobre a porta de acesso. Sobre o óculo, outra cartela exibe a inscrição: ‘NA SA DO ALLIVIO’ (Dordio/DGEMN, 1996).
Atribuída a Manuel José Gomes, o ‘Mestre do Regueiro’, inserida em meio rural e isolada, detentora de um pequeno adro murado fronteiro, esta capela, construída em alvenaria autoportante rebocada e pintada a branco excepto embasamento, cunhais, molduras, cimalhas, elementos decorativos e a meia parte superior do frontispício, apresenta planta rectangular, e cobertura de duas águas.
Na frontaria, voltada a sul, abre-se porta axial com padieira ligeiramente encurvada ladeada por dois óculos e, sobre esta, ao centro, um outro óculo. A fachada é rematada por cimalha angular com campanário e cruz latina no vértice e urnas nos extremos.



Contudo, o que mais distingue esta capela é a decoração da frontaria, esculpida no espaço entre a porta e a cimalha que a remata. Os ornatos, envoltos em molduras ou em entrelaçados, são variados privilegiando a temática geométrica e naturalista: losangos, quadrifólios, florais, estrela de oito pontas, coração, cordões, etc. Dir-se-ia que o escultor ‘bordou’ a fachada, dotando-a de uma espécie de‘cortina’ que cai sobre a porta e, além desta, como ‘pingente’.
“Segundo a tradição durante as lutas civis com a Espanha, o P.e António que vivia no lugar havia guardado dinheiro a dois foragidos. Como não retornaram um ano volvido após pacificação das partes, terá solicitado ao Arcebispo autorização para edificar a capela e encomendou a obra ao Mestre de São Paio, do lugar vizinho que a fez demasiado singela para gosto do encomendante. O mestre canteiro prometeu então que singela não ficaria e decorou-a profusamente” (Dordio/DGEMN, 1996).


Extraído de:
- DORDIO, Paulo/DGEMN – Capela da Senhora do Alívio, n.º IPA: PT011603070036, 1996. Disponível em WWW: <www.monumentos.pt>.

Sem comentários:

Enviar um comentário