quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A freguesia de Cousso: origens históricas

Ficheiro:Cousso Church.JPG

O nome, segundo algumas opiniões, vem do árabe “cançon”, que quererá dizer arco. Outra hipótese é que se trata da adaptação do nome “Couto”, “que significa terra coutada, defesa, privilegiada”. De acordo com o Padre Aníbal Rodrigues a forma correcta de escrever seria “Couço” e não Cousso, como actualmente se escreve.
Até 1855 pertenceu ao já extinto concelho de Valadares e só então passou para o concelho de Melgaço.
Sabe-se que as freguesias desta região se separaram da diocese de Tui em 1381, contudo, a freguesia de Cousso, assim como a de Cubalhão, foram criadas bastante mais tarde. Uma das datas apontadas inicialmente foi 1567, pois era a que constava no Inventário do Mosteiro de São Salvador de Paderne, redigido em 1770; todavia, o processo de licenciamento da Capela de Santa Antão, na aldeia de Cousso, inviabiliza esta versão, apesar de se tratar de um documento oficial.
A capela de Santo Antão foi construída pelos moradores de Cousso em 1571, com o argumento de poderem ouvir missa todos os domingos, o que até então não era possível, dada a distância e os maus caminhos que os separavam da igreja paroquial, em Paderne.
A 7 de Março de 1572, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, na altura Arcebispo de Braga, concedeu a licença da Capela, fundamentada na informação dada pelo Cura da Paróquia do Mosteiro de Paderne. Pelos documentos envolvidos em todo este processo, comprova-se que por esta altura Cousso ainda pertencia à freguesia de Paderne.
Embora não se saiba ao certo quando ocorreu a divisão, esta Capela, construída em terrenos de Marcos Rodrigues e João Gonçalves, constituiu com certeza a base da nova freguesia. Também não se sabe porquê o padroeiro se tornou São Tomé e não Santo Antão.
Outra questão que se coloca é porque é que a festa principal é em honra de Santo António? A explicação pode estar relacionada com o facto de em latim Antão se dizer “Antonius”, o que facilmente leva a uma confusão de nomes e daí se festejar Sto. António.


Extraído de:
- http://www.cousso.pt/index.php


Sem comentários:

Enviar um comentário