segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A tragédia de Fiães (1841) contada no jornal "Revolução de Setembro"



Em 1841, o periódico "A Revolução de Setembro" terá sido a primeira publicação a noticiar a tragédia de Fiães, quase um mês depois do ocorrido.
Escreve o jornal que “O nosso correspondente de Vila Nova de Cerveira participa-nos com data de 25 do passado, o funesto acontecimento que abaixo transcrevemos. Sentimos ter que anunciar repetidas vezes estas cenas de desgraças que sobre nós se desencadeiam. Mas ao mesmo tempo é lisonjeiro\\ observar que nunca os sentimentos da generosidade e filantropia se desenvolveram em tão subido grau para minorar a triste situação das vítimas da desventura. Nós confiamos em que os nossos concidadãos não deixarão nesta ocasião de mostrar o mesmo interesse, que sempre os animou para valerem a seus irmãos perseguidos pela sorte.
 Eis aqui a relação do facto.
Um funesto acontecimento sofreram no dia 17 os habitantes do lugar de S. João, freguesia de Fiães, o qual não só estimula a nossa filantropia, mas também provoca as nossa lágrimas. Naquele dia, à uma hora da tarde desabou uma nuvem de água sobre o monte das Anturas, sobranceiro ao lugar de Portocarreiro, freguesia de Fiães, concelho de Melgaço. Abrindo parte do mesmo monte, despediu dele montruosos penhascos, que vieram rolar sobre o lugar de S. João, lançando por terra 15 casas, ficando debaixo de suas ruínas, 14 pessoas. Esta catástrofe além daquele lastimoso estrago, reduziu à miséria muitas mais famílias pela perda de gados de todas as classes, frutos colhidos e por colher, que a violência das águas e o desabamento da colina entulhou no vale. Esperamos da habitual beneficência dos nossos concidadãos, ver minorada por uma subscrição (já aberta) a pungente miséria a que ficou reduzida aquele infeliz povo”.

       
Ver post Fiães, 1841 - Uma aldeia inteira é varrida do mapa pela MÃE NATUREZA


Extraído de:

BATEIRA, Carlos; SOARES, Laura & GARCIA, João Carlos (1997) - O terramoto de S. João (Melgaço) em 1841: um percurso pela geomorfologia histórica. Instituto de Geografia. FLUP. Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário