terça-feira, 4 de setembro de 2012

Quanto tempo demorava ir de Melgaço a Viana até meados do séc. XIX?


Província de Entre Douro e Minho, 1736

Até meados do século XIX, as vias de comunicação eram praticamente as mesmas que vinham da Idade Média, incluindo alguns dos percursos das vias romanas, como era o caso daquela que vinha de Braga, passava por Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença, antes de atingir Astorga, em Espanha. A partir de um mapa das principais estradas de Entre Douro e Minho, elaborado em 1808, é possível identificar as principais “estradas” desta região, nomeadamente o caminho que ligava Viana a Valença, passando por Caminha. Constituindo uma alternativa às vias marítima e fluvial, os transeuntes e os comerciantes seguiam os seus percursos para se deslocarem e comerciarem os seus produtos. Para se avaliar as dificuldades de comunicação, com implicações na exposição de crianças noutros concelhos, vejam-se as distâncias e os tempos calculados para uma deslocação de Viana a Melgaço: De Viana a Caminha (3 léguas-5 horas); de Caminha a Cerveira (2 léguas-2 horas e meia); de Cerveira a Valença (igual tempo); de Valença a Monção (igual tempo) e de Monção a Melgaço (3 léguas-4 horas).
Foi só na segunda metade do século XIX, com a intervenção de Fontes Pereira de Melo, que se procedeu à construção duma nova via para substituir o velho caminho medieval. Ao mesmo tempo, projectava-se mais para norte a via férrea, em direcção à Galiza, implicando a construção de várias pontes (in José Rosa Araújo, Caminhos Velhos e Pontes de Viana e Ponte de Lima, Viana do Castelo, 1962).


Informações recolhidas em:

- PONTE, Teodoro Afonso (2004) - No limiar da honra e da pobreza - A infância desvalida e abandonada no Alto Minho (1698 - 1924). Tese de doutoramento; Universidade do Minho, Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário