quarta-feira, 7 de novembro de 2012

1961 - Emissora Nacional fala de Inês Negra como exemplo para a mulher portuguesa

No tempo do Estado Novo e das emissões radiofónicas da Emissora Nacional, eram elaborados guiões como este que agora apresento. Estes passavam pela redação e pela censura para serem aprovados ou devolvidos para correção.
Estes documentos foram digitalizados e encontram-se disponíveis no portal da RTP e são um tesouro da rádio em Portugal. Este guião foi elaborado  para o Programa "A Voz de Portugal" para ser emitido no dia 26 de Outubro de 1961. Este programa era dedicado especialmente aos portugueses emigrantes nos Estados Unidos da América. 
Neste excerto do guião apresentado, podemos ler o texto a ser apresentado no programa citado acima onde se apresenta a lenda a Inês Negra de uma forma resumida como ponto de partida para uma exortação à mulher portuguesa e à sua importância na sociedade portuguesa. A personagem de Inês Negra é apresentada como alguém que personifica os valores da Pátria portuguesa e que se sacrificou    para defender o seu país. Como tal, segundo o texto apresentado no guião, Inês Negra deve ser uma inspiração para a mulher portuguesa...





Sem comentários:

Enviar um comentário