terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A freguesia de Cubalhão e a sua igreja paroquial: algumas notas históricas



Em 1141, sabia-se que o atual território de Cubalhão estava integrado no couto do Mosteiro de Paderne. Contudo, em 1567, Cubalhão foi elevado a paróquia ou curato dependente de Paderne por D. Frei Bartolomeu dos Mártires. Sabe-se que a freguesia não sofreu grandes danos durante a ocorrência do terramoto de 1 de Novembro de 1755.
Em 1758, a 23 Maio, segundo o cura Manuel Gonçalves nas Memórias Paroquiais, a freguesia era, de novo, do couto de Paderne, termo de Valadares, comarca de Valença, Arcebispado de Braga, sendo terra do Infante D. Pedro. A freguesia tinha 121 vizinhos, 49 casados, 52 viúvos e solteiros e 357 pessoas de sacramento.
Nessa altura, a igreja de Santa Maria de Cubalhão, com orago de Nossa Senhora da Natividade, ficava no meio do lugar, tinha três altares, o altar-mor e dois colaterais, um de Santo António e outro de São Sebastião. O pároco era cura anual, apresentado pelos padres de Paderne e tinha de ordenado 8$000. A freguesia estava sujeita à justiça cível do couto de Paderne e o crime à vila de Valadares e também ao ouvidor de Valença. Não tinha correio, servindo-se do de Monção.
Foi no ano de 1797 que se registou o primeiro casamento do qual existem documentos atualmente. O ano de 1804 é a data do primeiro baptismo e óbito documentado. Foi durante o século XX que se verificou a colocação do relógio de Jerónimo de Braga.


A igreja paroquial atual constitui um edifício de construção seiscentista reformada posteriormente, conforme denota a diferente modinatura entre a fresta de capialço da lateral esquerda e a da oposta, onde a moldura possui topos curvos, devendo datar, juntamente com o portal, de finais do século XVIII. A janela da capela-mor deverá ser posterior.
A mesma possui uma planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossada à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular e sacristia e à lateral direita anexo rectangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas e em cúpula coroada por cruz latina na torre sineira. Fachadas em cantaria de granito aparente, com as juntas tomadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais coroadas por pináculos adelgaçados sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija ou, na capela-mor e sacristia, apenas em cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SO., terminada em empena coroada por cruz latina de braços com chanfros e rematados em botão; é rasgada por portal de verga abatida, com moldura inscrita terminada em cornija, e óculo circular, com moldura de capialço interiormente decorada com caneluras; sobre este surge relógio circular da oficina de Jerónimo, de Braga. Torre sineira disposta no alinhamento da frontaria, de dois registos separados por friso e cornija, abrindo-se no segundo, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita sobre pilastras, frontalmente albergando sino. É coroada sobre os cunhais por pináculos fusiformes sobre plintos. Na fachada lateral esquerda, abre-se porta travessa de verga recta sobre os pés direitos e fresta de capialço; na sacristia rasga-se virada a sudoeste uma porta de verga recta e na face posterior da torre uma outra, moldurada e sobrelevada, precedida escada de cinco degraus, com guarda em ferro. A fachada lateral direita possui a nave rasgada, sensivelmente a meio, por uma porta travessa de verga recta entaipada, e uma fresta com moldura de topos curvos, e, a capela-mor, por janela rectangular. No anexo abre-se a sudoeste e na face posterior janela rectangular com grades de ferro, tendo nesta última o aparelho muito irregular, denotando acréscimos. Fachada posterior da capela-mor terminada em empena, coroada por cruz latina sobre acrotério, e rasgada nos extremos por dois óculos circulares.


Informações recolhidas em: www. monumentos.pt (Paula Noé, 2010)

3 comentários:

  1. ola eu gosto muito de cubalhão...

    ResponderEliminar
  2. Onde buscar a data da fundação da Paróquia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A data de elevação a paróquia de Cubalhão foi consultada em http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=15230
      Abraço melgacense. Valter Alves.

      Eliminar