sábado, 18 de maio de 2013

A propósito de: Professores… (Parte 1)

A Sra. Professora D. Elvira da Conceição Outeiro (D. Elvirinha)

Contando aos mais novos e lembrando aos mais velhos

Numa altura em que, de uma maneira geral, o sistema de ensino e os Professores, estão na ordem do dia e se pretende que sobre estes recaia toda a responsabilidade pela educação dos mais novos, incluído a parte que cabe aos progenitores, não sei se será a melhor ocasião para falar de duas PROFESSORAS “PRIMÁRIAS” – se fosse agora eram do 1º ciclo do Ensino Básico – que foram referência em Melgaço, particularmente em S. Gregório, onde exerceram funções durante mais de trinta anos.
A minha ideia ao escrever estes textos, é fazer com que os mais velhos as recordem e os mais novos as conheçam … uma espécie de “contando aos mais novos e lembrando aos mais velhos”.

Foram elas a Exmas. Sras. Professoras D. Elvira da Conceição Outeiro (D. Elvirinha) e D. Luiza Sampaio Fernandes (D. Luisinha).
Os diminutivos, ao que me disseram, eram justificados por uma questão de respeito e carinho. No caso particular da D. Luisinha seria, também, para estabelecer a diferença relativamente à outra D. Luisa da casa: - a virtuosa Mãe do Dr. Júlio, seu marido, de quem espero falar um dia, se a minha memória e alguns amigos me ajudarem.

Curiosamente este ano de 2005 e no próximo celebrariam 100 anos se fossem vivas e, sem falsas vaidades, sinto-me orgulhoso por as recordar por alturas dos respectivos Centenários.

Dada a extensão dos textos e para não ser muito maçador nem ocupar muito espaço vou fazê-lo em duas partes.

Por uma questão de ordem alfabética comecemos pela D. Elvira da Conceição Outeiro (D. Elvirinha) que era natural de Cristóval. Nasceu no lugar do Ramo, no dia 25 de Janeiro de 1905.
Concluiu o curso, em Braga, aos 22 anos obtendo a classificação de 18 valores, na Escola Normal Primária (depois designadas Escolas do Magistério Primário e agora Escolas Superiores de Educação) onde ingressou depois de ter concluído o sexto anos dos Liceus.
Sempre exerceu as suas funções em Melgaço, primeiro na freguesia da Gave, na Escola do Soadro, durante três anos, desde 14/01/1928 até 15/04 /1931, tendo a partir desta data ido para a Escola do Outeiro em Paços onde se manteve até ao final do ano lectivo. Em 09/10/31 foi para a Escola do Convento em Paderne, donde só saiu para S. Gregório no dia 30/09/38 e aí se manteve até à sua aposentação em 26 de Julho de 1968 sendo professora, sempre na “Escola Masculina”.
Feitas as contas que aprendi com ela, “deu-se” a Melgaço durante 40 anos e alguns meses. Das condições em que o fez… bem, creio que os mais velhos ainda se recordam dos rigores do Inverno e das condições de trabalho a que os professores e os alunos eram sujeitos uma vez que com eles as compartilharam.

Por pouco tempo gozou a reforma pois no dia 03 de Maio de 1969 “partiu” e dela não resta nem uma placa no local onde descansa para sempre.

Casada que foi com o Sr. Manuel José Rodrigues, não deixou quem continuasse o seu nome. Para além dos que tivemos o privilégio de ter sido seus alunos recordam-na os sobrinhos Artur e Maria Teresa Outeiro a quem daqui mando o meu abraço.

Continua…

Armando Coelho Rodrigues

In: A Voz de Melgaço


Texto gentilmente enviado por Armando  Rodrigues a quem muito agradeço a partilha!

Sem comentários:

Enviar um comentário