segunda-feira, 20 de maio de 2013

A propósito de: Professores… (Parte 2)


Contando aos mais novos e lembrando aos mais velhos

D. Luiza Sampaio Fernandes (D. Luisinha)

Depois de na última edição ter recordado à “D. Elvirinha” trago hoje à recordação de todos a “D. Luisinha”, sobretudo das que foram suas alunas.


A D. Luiza Sampaio Fernandes (D. Luisinha) era, no meu tempo, a professora “das raparigas” e S. Gregório era a sua terra de adopção em resultado do casamento em 30 de Julho de 1934 com o quintanista de medicina Júlio Lourdes Outeiro Esteves, pouco mais tarde o médico Dr. Júlio, de quem espero, tão depressa quanto as “pesquisas” que ando a fazer me permitam, escrever algo que esteja à altura da sua memória.

Transmontana, nasceu a D. Luiza no dia 20 de Junho de 1906, na freguesia de Parambos, no concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.
Na Escola do Magistério Primário do Porto diplomou-se em 23 de Fevereiro de 1933 com a classificação de 15 valores.
Os dois primeiros anos de serviço, desde 09/04/34 até 30/09/35, foram cumpridos no distrito de Bragança, o primeiro no concelho de Miranda do Douro e o segundo no de Freixo Espada à Cinta.
Chega a Melgaço para dar aulas na escola de Remoães em 01/10/35 e daqui passa para a de S. Gregório onde se mantém até ao fim dos seus dias e este chegou no dia 4 de Agosto de 1969 apanhando-a aos 63 anos de idade.
Dos 36 anos de serviço 34 foram no concelho, um em Remoães e os 33 restantes em S. Gregório.
A par da sua actividade profissional desenvolvia outra, não muito conhecida, mas não menos importante no aspecto social. Ao que me disseram, ela continuava a tarefa curativa dos males do corpo levada a cabo pelo marido, ajudando os doentes a sararem outras “feridas” não menos importantes.

Felizmente esta para além, de ter ficado na memória das que foram suas alunas, continua-se através da filha Dra. Maria Filomena – a “Meninha” do Dr. Júlio como ainda é carinhosamente tratada pelas gentes de S. Gregório do seu tempo – e dos netos que esta lhe deu e que preservarão a sua memória. Para ela o meu “Muito Obrigado” pela cedência da fotografia que se publica.

Quer de uma quer de outra tiveram uma influência decisiva e marcaram para toda a vida a maioria dos que em Cristóval nasceram entre finais dos anos 20 e o início dos anos 60 uma vez que na sua quase totalidade foram seus alunos.

E o que elas faziam por nós…

E se para mais não servir este meu texto, permita pelo menos àqueles que tem responsabilidades na “terra” fazerem uma reflexão e verem a melhor maneira de as recordar.

Pela minha parte e inclinando respeitosamente perante a sua memória dirijo uma prece para que Deus as tenha no lugar que lhes é devido.

Obrigado “Senhoras Professoras”

a)    De acordo com a ortografia da época e tal como ela o fez no seu Registo Biográfico


Armando Coelho Rodrigues

In: A Voz de Melgaço


Texto gentilmente enviado por Armando  Rodrigues a quem muito agradeço a partilha!

Sem comentários:

Enviar um comentário