sábado, 28 de setembro de 2013

António Duque Gregório (1899-1970) de Cousso: Um emigrante melgacense no Brasil que nunca mais voltou...


O senhor António Duque Gregório nasceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, no ano de 1899. Era filho de Manoel Luiz Gregório e Angelina Afonso. Em 1919 embarcou em Vigo, Espanha, com destino ao Brasil. Ele foi trabalhar numa fazenda chamada "Fazenda dos Criminosos" que se situava no município de Silvestre Ferraz hoje chamado Carmo de Minas, no estado de Minas Gerais. Esse nome estranho, terá a ver com o facto de no século XIX ter sido uma fazenda de escravos.
Pelos anos 1931 ou 1932, o senhor António Duque Gregório fixou residência num outro município chamado Cristina, mais precisamente comarca de São Sebastião dos Campos, hoje um município chamado Olímpio Noronha. Então, deixou o trabalho na fazenda e passou a trabalhar na construção civil como pedreiro e carpinteiro. Ele veio a falecer em Maio de 1970 no Brasil.
O Sr. António Duque Gregório tinha uma irmã na sua terra, Cousso - Melgaço, chamada Emília Gregório, nascida a 1 de Abril de 1904. Viajou para o Brasil em Dezembro de 1946, chegando em 13 Janeiro de 1947. Estabeleceu-se na cidade de Niteroi. Morava à época na Travessa Júlio Froes, nº 74, na dita cidade de Niteroi. Era casada com Armindo Vaz e tinha uma filha chamada Arminda de Jesus Vaz que nasceu a 5 de Dezembro de 1926 em Melgaço.
O Sr. António Duque Gregório nunca voltou a Portugal à sua terra natal. A sua família no Brasil nunca teve contacto com a restante família em Melgaço. Por isso, a sua neta Maria Odete Alves Duque que nos segue no Brasil, tomou a iniciativa de procurar familiares descendentes de António Duque Gregório em Melgaço com vista a estabelecer contacto e conhecer a sua família e as suas raízes nesta linda terra.
Se for familiar do Sr. António Duque Gregório, pode entrar em contacto com a Maria Odete através de mensagem privada acedendo a https://www.facebook.com/mariaodetealvesduque?fref=ts ou utilizando o espaço de comentário desta publicação no facebook.
Manuel Duque Gregório em 1919 por altura da sua partida para o Brasil




José Gregório (irmão de António em 1943



Armindo ( cunhado ) - Provavelmente, na época que ele veio para 

Brasil,  em 1947.


Verso da foto anterior



Arminda Vaz (sobrinha de António Gregório) - Provavelmente, na época 

em que veio para o Brasil, em 1947.



 Irmã, de Manuel Duque Gregório da qual não sabemos o nome.




Familiares de António Duque Gregório. 

A sua mãe Angelina Afonso encontra-se no lado 

direito. Os restantes desconhecemos a identidade.




 Emilia Gregório (irmã de António) - Foto sem data exacta, provavelmente de 1920/1930



António Duque Gregório (de chapéu ) a trabalhar na construção em meados do século 

passado (Brasil).


Ficha no Consulado do Brasil no Porto de Emília Gregório 
(irmã de António Duque Gregório, que emigrou para o Brasil em 1946)

Ficha no Consulado do Brasil no Porto de Arminda Vaz 
(sobrinha de António Duque Gregório, que emigrou para o Brasil em 1946)




Fotos gentilmente enviadas por Maria Odete Alves Duque a quem muito agradeço esta bonita partilha!


4 comentários:

  1. Me llamó Pilar Sosa García mis tlos son portugueses mi abuelo sr llama manuel sosa y mi abuela ana vaz sus hijos se llaman jose manuel antonio germán maría hermillinda y augusto sosa vaz eran de rouças pero varios de melgaço dos vinieron a españa y dos fueron a brasil me gustaría que me contestaseis pronto para ver sí somos familia mandarme por favor un teléfono dr contacto

    ResponderEliminar
  2. Olá Pilar Sosa, tomara que estejamos certas deste parentesco. Meu telefone de contato é DDI 55 código e área 35 3274-1289, celular 35 9989-6877. Beijos da suposta prima brasileira Maria Odete Alves Duque.

    ResponderEliminar
  3. Oi, vi esta história sobre o nome Melgaço....gostaria muito de saber a origem desse nome e o grau de parentesco....sou da cidade de Ilhéus(BA), meus parentes são todos de lá, família do meu pai...até hoje não sei nada sobre a minha descendência. Fiquei curiosa para saber de onde vem esse nome. Meu e-mail é ana.melgaco@cprm.gov.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Após um bom tempo que visualizei sua postagem...realmente é muito bom descobrir nossas raízes...amei cada pedacinho desta postagem.e-mail:detalvesduque@hotmail.com

      Eliminar