sexta-feira, 23 de maio de 2014

A casa "Bon Marché" de Prado em 1920 e a emissão de moeda

A casa "Bon Marché" ficava em Prado e tinha sido fundada em 1914. O seu proprietário era Cândido Augusto Esteves. Como podemos ver neste postal de 1920, comercializava desde fazendas, couros e calçado entre outros artigos.
Uma particularidade desta casa era ser emissora de papel moeda. De facto, nesta época, a emissão de dinheiro para circulação não era exclusividade da entidades públicas. Era frequente as Câmaras Municipais, as Misericórdias e algumas casas comerciais emitirem valores equivalentes a dinheiro para circulação local. 
Esta situação excepcional justifica-se pela conjuntura em que o país vivia. De facto,  embora Portugal tivesse entrado em 1916 na I Grande Guerra, essencialmente por motivos que se prendiam com a manutenção do estatuto e da integridade das colónias no pós-guerra, e em 1918 se encontrasse entre os Aliados vitoriosos, o fim da guerra não veio minorar as dificuldades financeiras nem acalmar a agitação social do país.
O aumento do custo de vida era contínuo e a valorização do metal durante o conflito levou a que diversas instituições, emitissem, entre 1917 e 1922, papel-moeda de baixo valor – as cédulas. Estas cédulas vinham facilitar os trocos e substituir as moedas, entretanto quase desaparecidas de circulação devido ao ávido aforro metálico da população.






Cédula de 2 centavos de 1920 da casa "Bon Marché" de Prado

Cédula de 4 centavos de 1920 da casa "Bon Marché" de Prado

Sem comentários:

Enviar um comentário