sábado, 19 de julho de 2014

No Hotel Ranhada (1915), em dia de visita do Arcebispo de Braga às Termas do Peso

Capela do Hotel Ranhada, no dia da visita do Arcebispo de Braga

A publicação "Ilustração Catholica", na sua edição de 21 de Agosto de 1915 dá-nos conta de uma visita pastoral do Arcebispo de Braga a Melgaço. O dia 26 de Julho foi passado nas Termas do Peso e no Hotel Ranhada, tendo inclusivamente sido celebrada missa na capela do dito hotel. 
Na notícia podemos ler que "O Sr. Arcebispo de Braga veio a estas termas no dia 26 de Julho, e os hóspedes do Hotel Ranhada, na sua maioria, receberam o ilustre príncipe da igreja com as homenagens devidas não só ao alto cargo que exerce como, também, ás virtudes excelsas que possui.
Vieram muitas pessoas de longe e a estrada que passa em frente aos hotéis regorgifou, então com esfrugidora animação. Senhoras distribuiram, não só em nome dos hóspedes daquele hotel, como de outros, comida e outras ofertas a um grande numero de pobres da localidade.
Uma banda de musica fez-se ouvir. Chegado D. Manuel Vieira de Mattos logo se dirigiu à capela do Hotel Ranhada para ali consagrar e reservar o Santíssimo Sacramento. No coro, as mesmas senhoras fizeram ouvir-se em coros cuidadosamente ensaiados. O beija-mão foi concorridíssimo.
Findo este, numa dependência do hotel, o Sr. Dr. Queiroz Ribeiro, com a facilidade da palavra que Ihe é timbre, pôs em destaque as qualidades morais e mentais do Sr. Arcebispo, que agradeceu comovidíssimo.
À noitinha, Sua Excelência o Arcebispo, acompanhado de amigos e de grande numero de clero, de Monção e Melgaço, retirou-se. 
Às 8 horas, o Sr. Dr. Queiroz Ribeiro, em mesa á parte, no Hotel Ranhada, reuniu alguns amigos dando-lhes um jantar confeccionado sob os cuidados do hoteleiro Sr. Guerreiro Ranhada, servido com vinhos finíssimos da lavra do oferfanfe. Houve brindes."

A última pessoa à esquerda de pé é o Sr. António Maria Gerreiro Ranhada, dono do Hotel Ranhada

Extraído de: "MELGAÇO - Visita Pastoral de Sua Ex. Rev., o Arcebispo Primaz" in: Ilustração Catholica, nº 112, de 21 de Agosto de 1915 Ano III, Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário