quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Castro Laboreiro no programa da RTP "Mudança na Paisagem" (2011)



“Mudança na Paisagem” é um documentário sobre a identidade do campo português. A paisagem vivida da nossa infância e das nossas raízes. A paisagem entendida como a casa comum onde nos relacionamos uns com os outros. A paisagem marcada pela natureza, pelos homens e pelo progresso. De norte para sul, um olhar sobre as mudanças no território num documentário sobre o Portugal recente.
Assim do planalto de Castro Laboreiro ao Algarve - passando pelo Douro e pela renovação do Alentejo por via do Alqueva - o documentário aborda o tema da paisagem em sentido lato.
O programa de estreia dedica boa parte a Castro Laboreiro. Afinal, como é viver aqui? A paisagem, as suas gentes a falarem da sua vida por cá....
Entre “centros históricos” e “aldeias típicas”, os portugueses buscam na paisagem um lugar para passar férias mas a verdade é que ocupação do território mudou de forma irreversível nos últimos cinquenta anos, por via da emigração, do despovoamento e da fuga para os grandes centros urbanos do litoral.
Veja o programa completo aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário