sábado, 11 de julho de 2015

O Grande Hotel do Peso (Melgaço) em tempos de prosperidade

Hotel Figueiroa (Grande Hotel do Peso)

Na viragem do século XIX para o século XX, a afluência de aquistas às termas do Peso é cada vez maior. Nesse período de crescimento, é construído em 1901 o ‘Novo Hotel Quinta do Peso’. Um dos seus primeiros hóspedes foi o conselheiro Manuel Francisco Vargas, ministro das Obras Públicas, que era acompanhado de sua esposa.
Mais tarde foi comprado por José Figueiroa Granja, de Vigo, que o adquiriu em 19 de Fevereiro de 1912 a José Joaquim Esteves. Para a sua exploração constituiu-se a sociedade ‘Figueiroa & Ribas’ na qual participava um outro galego chamado Don Francisco Ribas. Tal como o Ranhada, era tido como um hotel de elevada qualidade onde os clientes saiam muito satisfeitos.
A avaliar pelos anúncios publicitados de época, o serviço era exigente. Senão vejamos…
Neste anúncio lemos que

“V. Ex.a vai para as Águas de Melgaço?
Deve instalar-se no Grande Hotel do Peso
Que é o mais recomendável desta estância: Tendo este hotel sofrido importantes reformas apresenta entre os grandes melhoramentos, água corrente em todos os quartos e magníficos apartements com quarto de banho e WC privativas. É o que oferece as melhores condições de higiene. Suntuoso parque, primoroso serviço de mesa; dieta sem aumento de preços nas diárias. O mais próximo do balneário e das nascentes, ficando até uma delas dentro da Quinta do Peso. A sociedade mais selecta que costuma frequentar estas águas, dá preferência a este hotel, por ser o que reúne as melhores condições para o bem estar dos hóspedes. A par de todas as vantagens enumeradas, este hotel, pela sua situação topográfica, que é a melhor da estância, está desviado do pó da estrada.“
Não termina sem referir a existência de luz elétrica no estabelecimento. Chama à atenção para a sua ´”magnífica capela com missa todos os domingos e dias santificados”. Este anúncio transmite um toque personalizado ao atendimento o hotel dizendo aos clientes que os pedidos podem ser feitos diretamente ao proprietário José Figueiroa.
Neste material publicitário, faz-se referência ao facto de no hotel se falar francês:
“ON  PARLE FRANÇAIS”










Depois de décadas de prosperidade, o hotel, tal como outros, encerrou e foi ficando ao abandono até se ir desmoronando. Restam umas tristes ruínas que nos fazem lembrar que aquele hotel um dia foi um estabelecimento de referência na região.

2 comentários:

  1. Esta publicidade é muito interessante, onde a encontrou? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá PFG, boa noite. Esta publicidade foi encontrada no portal DELCAMPE (www.delcampe.com), que é um site de compra e venda deste tipo de material de coleção. Cumprimentos. Valter Alves.

    ResponderEliminar