domingo, 17 de janeiro de 2016

Nicolau Lobato - Um soldado melgacense na 1ª Guerra Mundial

Soldados portugueses nas trincheiras de França

Assinala-se nesta ano de 2016, o primeiro centenário do início da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial na Europa. Foi nesse ano que a Alemanha declarou guerra a Portugal. Em 1917, embarcaram os primeiros contingentes de soldados para França. Foram dezenas de melgacenses que serviram a Pátria neste conflito. A maior parte destes foram integrados na chamada "Brigada do Minho" que correspondia à 4ª Brigada de Infantaria do Corpo Expedicionário Português. 
Um dos muitos melgacenses que combateu em França na Primeira Grande Guerra foi o soldado Nicolau de Souza Lobato. Natural de Alvaredo (Melgaço), era filho de José de Souza Lobato e de Hermínia da Glória Domingues, moradores na mesma freguesia. Foi incorporado no Regimento de Cavalaria 4 foi-lhe atribuída a placa de identificação nº 20179. Embarcou para França em 21 de Abril de 1917 no navio inglês Glosgon e terá chegado a Brest (França) a 25 de Abril.
Do seu Boletim Individual, constam alguns internamentos de vários dias. Contudo, não especifica se se trata de ferimentos em combate ou uma qualquer doença. Constam também algumas punições e detenções por desrespeito de regras. O soldado Nicolau de Souza Lobato sobreviveu à Primeira Guerra Mundial e regressaria a Portugal desembarcando em Lisboa a 25 de Junho de 1919.


Observe o seu boletim individual.Clique nas imagens para ampliar











Sem comentários:

Enviar um comentário