segunda-feira, 17 de julho de 2017

A emigração e o contrabando em "Para além da fronteira"


Este é um documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do FILMES DO HOMEM 2015, Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Neste documentário, Maria Emília, melgacense ex-contrabandista, desvenda o susto de que se livrou graças a um guarda fiscal. Durante quinze anos, mesmo enquanto grávida, Emília atravessou a fronteira entre Portugal e Espanha, contrabandeando géneros alimentares para subsistência, para vender no seu café e porta-a-porta. Ao longo do tempo, depois do contrabando, a vida de Emília foi se moldando à nova realidade. O perigo acabou, dando lugar à tranquilidade. Sobrando apenas as memórias do contrabando que, de vez em quando, lhe vêm à memória enquanto trabalha no campo. O contrabando é revisto numa viagem como uma memória explorada pelas suas palavras e reencontros inesperados que resultam de encontros inesperados.
Ficha técnica
Realização: José Santos
Direção de fotografia: Fernando Bento e José Santos
Direção e captação de som: Carlos Neves
Participantes: Maria Emília Domingues, Manuel da Cunha Machado Coelho, Nuno Domingues, Manuela Domingues Coelho, Dinis Domingues Machado, Martim Vilaboa Coelho e Rui Faria.
Fonte: Lugar do Real (em http://lugardoreal.com/video/para-alem-da-fronteira)

Sem comentários:

Enviar um comentário