sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Convento de Paderne (Melgaço) por volta de 1950 em filme


Este é um pequeno mas raro filme mudo cujas imagens foram recolhidas no convento de Paderne e imediações por volta de 1950. O mesmo foi realizado pelo grande artista melgacense Manuel Alves de San Payo (1892 – 1974) há cerca de 70 anos.
Contei com a ajuda do meu amigo João Paulo Rodrigues, ilustre natural e morador em Paderne, que me auxiliou na descrição do mesmo bem como na identificação de algumas das pessoas que aparecem no filme. Em relação à primeira parte do filme, o João Paulo conta-nos que “o padre que segue a cavalo ficou conhecido em Paderne como o Padre Amigo, o Sr. Prior de então, natural de Fiães e o sacristão era o meu avô, Manuel Joaquim da Costa, do Convento, que tinha combatido na I Grande Guerra, em França, nomeadamente na Batalha de La Lys”.
No filme, podemos ver um plano da Feira do Gado. João Paulo continua, referindo que a feira se fazia “na Corredoura. Mudou várias vezes de local e realizava-se todos os dias 3 e 18 de cada mês.”
Em relação das imagens do interior do claustro, João Paulo acrescenta que “o espaço encontra-se praticamente igual. Naquele tempo, havia uma ligação direta do Convento, coro, para a torre que estava em ruínas. Essa passagem com as obras, para as quais o meu padrinho foi contratado, foi tapada e ainda hoje está. Pelo que não há acesso do Convento para a torre. O acesso à torre dá-se por duas portas, uma que se segue à entrada da sacristia e outra que se situa no antigo parque infantil, feito no tempo do Padre Albertino.
Naquela época, a sacristia também não existia onde está hoje, estava no cemitério velho havendo fotos da época. A entrada da antiga sacristia encontra-se à esquerda da porta de entrada da Capela da Sra. do Rosário, onde dizem que foi a Igreja primitiva. Por causa das obras na torre, nesta época, por volta de 1948 – 1950, os sinos foram retirados da torre, e os cabeçalhos fixados em toros de madeira, num lugar que se chamava Pelinho, e que atualmente é ocupado pelo acrescento do cemitério velho.
O menino de boina que está a tocar os dois sinos é o meu padrinho, irmão da minha mãe, Henrique Costa. Também há outro menino junto que é o falecido pai da Idalina Gonçalves.
A última secção do filme mostra-nos o Compasso Pascal em Paderne na época. A respeito desta cena, o João Paulo refere que “não sei onde é a casa, mas nas escadas vejo o meu falecido tio Abel, que era morador no lugar do Pinheiro com uma menina ao colo.”
Veja e reveja estas raras imagens e viaje no tempo!…







Nota: Um grande obrigado ao João Paulo Rodrigues, padernense de gema, que me ajudou na descrição e interpretação deste vídeo bem como na identificação de algumas pessoas que nele aparecem.
Um outro grande obrigado à Catarina Malheiro pela permissão na divulgação do filme.

3 comentários:

  1. Boa noite
    Será possível saber o nome do padre Amigo, de Fiães?
    Obrigado pelo filme.
    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. o referido Padre Amigo, assim conhecido em Paderne, chamava-se António Domingues. Aqui ficam algumas notas da sua biografia: "DOMINGUES, António (Padre Amigo). Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neto paterno de António Domingues e de Maria Rosa Domingues; neto materno de José Marques (do Senhor) e de Rosa de Almeida. Nasceu em Fiães, Melgaço, a 26/3/1884 e foi batizado na igreja católica a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Adavelha. // Foi pároco encomendado da freguesia de Paços, respondeu em tribunal por haver infringido a lei da separação entre Estado e Igreja Católica, sendo absolvido; transitou para Paderne, tomando posse a 18/2/1917, para suceder ao padre Manuel António de Sá Vilarinho, falecido a 19/1/1917. // Em Janeiro de 1918 foi escolhido pelo Governador Civil de Viana do Castelo para chefiar a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Melgaço. Os restantes membros eram: Francisco José Pereira, de Paderne, Bernardo José Domingues Salgado, de Prado, António Joaquim Esteves e José Augusto Teixeira, da Vila de Melgaço. Toda esta mudança, a suspensão da Câmara Municipal eleita, deve-se ao facto da revolta de Dezembro de 1917 ter vingado, levando Sidónio Pais ao poder; ele não confiava nas equipas camarárias recentemente eleitas, pensava que seriam hostis ao seu governo, e por isso suspendeu-as. Sidónio não teve muitos meses de vida, voltando tudo ao normal (ver Jornal de Melgaço n.º 1192, de 26/1/1918). // Faleceu em Paderne a 10/11/1962. (Elementos biográficos extraídos do blog "Melgaço, Minha Terra" de Joaquim Rocha). Valter.

      Eliminar
  2. A expressao "tens uma pancada maior que o sino de Paderne",vem deste convento?

    ResponderEliminar