sábado, 2 de setembro de 2023

Melgaço, 1946 - Dia de jogo no Campo do Monte de Prado, com o Unidos Futebol Club de Melgaço

 



O “Unidos Futebol Club de Melgaço” era um dos clubes de futebol que foram fundados nos anos quarenta do século XX e que tiveram uma vida efémera, desaparecendo poucos anos depois da sua fundação.

Além do Campeonato Nacional, que já existia desde os anos trinta, ainda não havia os campeonatos de futebol nas divisões secundárias. Contudo, realizavam-se jogos de cariz particular que os próprios clubes, com frequência, organizavam entre eles. No dia 1 de Dezembro de 1946, o Unidos Futebol Club de Melgaço recebeu no Campo do Monte de Prado o União Club Cerveirense e do duelo nos dá eco a “Voz de Melgaço”, na sua edição de 1 de Janeiro de 1947: "No dia 1 de Dezembro, pela primeira vez, encontraram-se no Campo do “Monte de Prado”, os populares grupos UNIDOS FUTEBOL CLUB de Melgaço e o UNIÃO CLUB CERVEIRENSE, de Vila Nova de Cerveira. 

Depois de um jogo difícil, aonde a vitória sorriu ao grupo melgacense por 5 bolas a 4, sendoo tento da vitória alcançado nos últimos minutos. 

Os visitantes foram os primeiros a marcar e assim aos 20 minutos de jogo, já venciam por 2 bolas a zero, tentos estes do avançado Regos, que foi o melhor atacante do grupo visitante. 

Contudo, o UNIDOS, reage, e empata por intermédio de Oliveira e Alberto, e com este resultado terminou a primeira parte. 

No começo da 2ª parte, o UNIDOS passa a vencedor, obtendo mais duas bolas por intermédio de Araújo e Oliveira. A equipa de Cerveira não desanima e de novo faz o 4 – 4, sendo marcador o seu marcador o avançado centro Regos. Quando o resultado parecia feito, Oliveira, mais uma vez, marca o tento que deu a vitória ao grupo local. 

Há a destacar neste jogo, no grupo visitante o avançado centro Regos, que foi o autor dos tentos da sua equipa, e no grupo local, Oliveira, o marcador de 3 tentos. O Unidos não podendo contar com o seu guarda-redes habitual, o seu substituto não deu o rendimento necessário. 

Os grupos alinharam:  

UNIDOS – Guilherme, Dantas e Ribeiro; Malheiro, Esteves e Joaquim Alberto, Oliveiros, Araújo, Bermudes e Oliveira. 

UNIÃO - Orlando Mesquita e Quim; Vieira, Martins e Faria; Costa Artur, Regos, Armando e Pereira. 

À noite, em honra dos visitantes foi realizado um baile, na sede dos Unidos, retirando pela madrugada levando de Melgaço as melhores impressões, e agradeceram a maneira gentil como foram recebidos e tratados. 

Manuel L. P. Júnior. 

Sem comentários:

Enviar um comentário