sexta-feira, 7 de junho de 2019

Um manuscrito que é o mais antigo documento sobre a tradição oral em Melgaço




Algures na viragem do século XIX para o século XX, o investigador José Leite de Vasconcelos descobriu um achado curioso na Biblioteca de Évora. Tratava-se de um manuscrito com mais de 200 anos com o título “Palavras e Phrases de Melgaço”, que continha uma recolha de expressões típica da nossa terra de finais do século XVIII.
O etnógrafo conta-nos num artigo da Revista Lusitana da época que “na bilioteca de Évora, pasta nº 12, que tem por título Papeís de D. João de Annunciada, há um folheto de 3 páginas, escritos à pena, cada uma em duas colunas, com o título de Palavras e Phrases de Melgaço. (…)
Contudo, segundo o investigador, a letra deste folheto não era da mão do tal D. João de Annunciada pela comparação que fez com outros papeis que tinha visto da sua autoria. Mas quem é este D. João de Annunciada?
Trata-se de um frade que nasceu em Covões, Cantanhede, algures na segunda metade do século XVIII, tendo falecido em 1847 em Évora. Foi bibliotecário no Mosteiro de S. Vicente de Fora e aí foi regente da cadeira de Retórica, sendo também autor de alguns livros. Por causa das suas ideias liberais, mandaram-no sair do Mosteiro de S. Vicente de Fora e foi deportado para o Mosteiro de Refoios do Lima. Foi provavelmente nessa época que lhe chegou à mão o manuscrito, do qual desconhecemos o autor, com o conjunto de expressões típicas de Melgaço que se encontrava entre os seus papéis na Biblioteca de Évora. Segundo José Leite de Vasconcelos, pelas caraterísticas do manuscrito e da escrita, este será ainda do século XVIII e foi transcrito e publicado por Leite de Vasconcelos em 1905 na Revista Lusitana, volume VIIII. O conteúdo do manuscrito foi analisado pelo médico limiano que trabalhava em Melgaço Dr. António Pereira de Sousa que salienta que algumas das expressões já não se usavam nessa época. Outras ainda hoje se usam...
Partilho aqui o conteúdo do manuscrito transcrito e comentado por José Leite de Vasconcelos na Revista Lusitana:














Fonte: VASCONCELOS, José Leite de (1905) - "Palavras e Phrases de Melgaço". In: Revista Lusitana, Volume VIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário