domingo, 30 de outubro de 2022

A descoberta das Águas do Peso (Melgaço) noticiada na imprensa (1884)


 

Em 2024, completam-se 140 anos da descoberta da nascente termal do Peso (Melgaço), de onde até hoje se exploram as famosas águas. Ainda que no século XVIII, se faça referência, em documentação da época, às chamadas “Caldas de Paderne”, estas não devem ser confundidas com as nascentes no Peso, descobertas em 1884. As caldas, segundo relatos da época, situavam-se muito perto do convento, desconhecendo-se a sua localização exata. 

A descoberta das propriedades medicinais das Águas do Peso foi notícia nos jornais da época. Por exemplo, no periódico “Commercio do Porto”, de 31 de Outubro de 1884, podemos ler “Perto de Melgaço, descobriram-se umas águas alcanilo-gazosas, que foram analysadas no laboratório do Porto e classificadas como tendo boas condições therapeuticas. Vão ser exploradas por uma companhia”. 

Tal como se diz na notícia antes transcrita, foi constituída uma empresa para a exploração das Águas do Peso, facto que também foi noticiado na imprensa nacional e brasileira. No jornal “Commercio de Portugal”, na edição de 30 de Outubro de 1884, podemos ler a seguinte notícia: “Empreza das Águas de Melgaço - Sob esta designação e por escriptura pública, acaba de ser constituída em Melgaço uma empreza para a exploração das águas “alcanino-gazosas”, que há mezes foram descobertas próximo d’aquella villa. A empreza é composta dos seguintes sócios: Drs. António Pereira de Sousa e António Joaquim Durães, Albino Augusto Lucas de Sobral, José Francisco de Almeida Fragoso, Bento Maria Barbosa, Manuel Bento da Rocha Junior, Aurélio Saavedra e Silva, Feliz Thomaz de Barros Araújo e Victorino Augusto dos Santos Lima.  

Ficaram eleitos nos cargos de gerência: director, António Joaquim Durães e thesoureiro, António Augusto de Souza e Castro. 

Melgaço tem muito a prosperar com a exploração d’estas águas, e com tal melhoramento há-de concorrer para o aumento da receita do município, devido ao consumo que devem ter os géneros tributados. 

Sabemos que muitas famílias da província do Minho, que actualmente iam passar a época balnear a Mondariz, estão ansiosas pela exploração das águas de Melgaço, para fazerem uso das mesmas, e para gozarem a viagem recreativa ao Alto Minho.” 

A escritura pública da constituição desta primeira empresa de exploração das águas termais do Peso foi concretizada em 13 de Outubro daquele ano de 1884. Seria o início de uma época que mudaria o Peso para sempre com o aparecimento das termas e um conjunto de hotéis que surgirão à sua volta, o primeiro dos quais o Ranhada que já se encontrava em funcionamento em 1895...

Sem comentários:

Enviar um comentário