sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A estória de uma carta do General Franco enviada para Melgaço (1968)


Há cerca de 50 anos a pacatez de Melgaço foi interrompida. A esposa do Generalíssimo Francisco Franco, Chefe de Estado espanhol estava de passagem por Melgaço a caminho da fronteira. Na vila, na Calçada, estava Alfredo do Paço, conhecido em Melgaço pela alcunha de “Pachorrego”, que na época era o correspondente melgacense do jornal “Diário do Minho”. Acaba por escrever uma notícia a dar conta do acontecimento e esta é publicada no dito jornal. Contudo, ainda não satisfeito, o Sr. Alfredo pega num exemplar do jornal com a notícia publicada e envia-o para Madrid para a residência oficial do ditador. A missiva é recebida e a resposta acontece numa carta redigida pelo secretário de Franco. nela podemos ler:

“El Secretário de S. E. El Jefe de Estado saluda a Don Alfredo Lourenço do Paço, correspondente do “Diário do Minho”, de Melgaço (Portugal), Rua da Calçada y le agradece, en nombre de Su Excelencia el Jefe del Estado y Generalísimo,  la atención que ha tenido de enviarle un ejemplar de ese Diario, en el que se inserta la noticia de que le Excma. Señra Doña Carmen Polo de Franco pasó por esa ciudad camino de la frontera.
Felipe Polo Martinez Valdés aprovecha gustoso esta oportunidad para expresarle el testimonio de su consideración personal más distinguida.

Madrid, 29 de Abril de 1968”


Sem comentários:

Enviar um comentário