sábado, 15 de agosto de 2015

A Ponte da Cavada Velha (Castro Laboreiro - Melgaço)

A Ponte da Cavada Velha ou Ponte Nova (Castro Laboreiro)
(Foto de Daniel Jorge)


A ponte da Cavada Velha é uma das três pontes de origem romana que, juntamente com as da Dorna e da Assureira, pontuam, actualmente, a estrada municipal 1160, ao longo do Rio Laboreiro. Em tempos antigos, estabelecia a ligação entre as localidades de Assureira - Varziela - Castro Laboreiro - Porto de Cavaleiros.
O padre Aníbal Rodrigues sustenta a hipótese de a calçada que a serve, entroncar com a via romana vinda de Braga passando pela Portela do Homem e Entrimo.
Na actualidade, a ponte compõe-se de dois arcos de volta perfeita, de largura desigual entre si, sendo o maior de 10,60 metros e o menor de apenas 1,70m. Uma tal discrepância atribui-se a uma segunda fase de obras por que o imóvel passou, provavelmente pelos séculos XII ou XIII, campanha que conferiu o aspecto geral que a ponte hoje ostenta.
Com efeito, e à semelhança de uma grande maioria de pontes de origem romana, também esta foi alvo de uma reformulação na Baixa Idade Média, cujos elementos são bem visíveis. Enquanto que as partes baixas da estrutura e a curvatura do arco são executadas em silhares bem aparelhados e com aduelas almofadadas, características da cronologia romana da obra, o tabuleiro, com lajeado irregular e com guardas de cantaria menos cuidada, revela essa reforma medieval.

O mesmo contraste é perceptível em outros aspectos: os talhamares, e perfil triangular a montante, e rectangular, a jusante, recorrem também a um aparelho cuidado e muito regular, ao passo que o enchimento do arco e das juntas é efectuado com pedra miúda disposta horizontalmente mas com muitos orifícios. E o tabuleiro, ao organizar-se em cavalete de dupla rampa, é o mais claro indicador dessa campanha dos séculos XII-XIII.

Esta ponte é também conhecida por Ponte Nova, certamente em alusão a uma mais antiga que aqui (ou muito perto) terá existido. Segundo algumas opiniões, a ponte mais antiga seria a da Assureira, mas faltam, ainda, informações mais seguras acerca da marcha da actividade pontística nesta região, em particular a de época romana.
Exemplo importante de sobreposição (reutilização) de duas técnicas distintas de construção de pontes (a romana e a medieval), a Ponte da Cavada Velha ocupa um lugar de destaque no panorama destas estruturas no nosso país, integrando-se num núcleo regional bastante homogéneo e com personalidade própria, fruto do uso exclusivamente rural e agrícola com as populações locais a utilizaram.


Informações recolhidas em:

- ARAÚJO, José Rosa de (1962) - Caminhos velhos e Pontes de Viana e Ponte de Lima. Viana do Castelo;
- LIMA, Alexandra Cerveira Pinto Sousa (1996) - Castro Laboreiro. Povoamento e organização de um território serrano. Melgaço.
- RIBEIRO, Aníbal Soares (1988) - Pontes Antigas Classificadas. Lisboa;

- RODRIGUES, Pe. Aníbal (1985) - Pontes Romanas e Românicas de Castro Laboreiro. Viana do Castelo.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se essa Ponte fica na região de Peneda-Gerês. Ou se está no Minho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ponte da Cavada Velha fica em Castro Laboreiro. Fica relativamente perto da Peneda. Para lá ir tem que vir por Melgaço e subir a Castro Laboreiro. Confira no mapa em https://www.google.com/maps/place/Ponte+nova+(ou+Ponte+da+Cavada+Velha)/@42.0031809,-8.1640129,15z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0x9d073e9cacb8144?ved=2ahUKEwirlqGh2Z3gAhXdAWMBHQtZDxYQ_BIwD3oECAYQCA

      Eliminar