sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

A capela e a velhinha ponte da Minhoteira (Parada do Monte - Melgaço): algumas notas históricas



Na freguesia melgacense de Parada do Monte, ao pé do rio Mouro, encontramos o lugar da Minhoteira com a sua capela da Nossa Senhora da Vista e onde em tempos havia uma velha ponte em pedra, já desaparecida. 
A primeira questão que é importante esclarecer é o significado do nome deste aprazível local. Na realidade, o termo “Minhoteira” é de uso muito antigo e significa “pequena ponte de madeira composta por uma ou duas tábuas para passagem de pessoas”. Certamente, que muitos se lembram de ali existir até há cerca de 35 anos, uma ponte em pedra mas ninguém tem memória de ter ali existido uma ponte em madeira. Na verdade, quem nos esclarece este assunto é o padre de Parada do Monte num documento redigido em 1758. Nele, o pároco Francisco de Caldas Bacellar escreve que, na época, na Minhoteira existia “uma ponte de cantaria há poucos anos, que antes era de pau em o sítio chamado Minhoteira, sítio horrendo e medonho". Assim, ficamos a saber que a antiga ponte em pedra foi construída em meados do século XVIII e que antes dessa ponte em pedra, já ali havia uma pequena ponte em madeira, sendo essa a razão para o nome do lugar. 
Ponte e Capela da Minhoteira (Parada do Monte - Melgaço) em meados dos anos 80

Conforme se disse, existe na Minhoteira uma capela dedicada a Nossa Senhora Vista. Desconhece-se a data exata da sua construção. No documento das Memórias Paroquiais de 1758, o pároco de Parada do Monte não faz referência à existência de nenhuma capela na Minhoteira. Creio que esta capela terá sido construída algures no último terço do século XVIII. Temos referência a um documento datado de 1790 que faz alusão à obrigação à fábrica da capela do Senhor dos Aflitos, no sítio de Ponte de Minhoteira a favor dos moradores do dito lugar, que pedem para se rezar missa. Assim, inicialmente, esta capela estava dedicada ao Senhor dos Aflitos e apenas posteriormente passará a ser dedicada à Nossa Senhora da Vista. Esta mudança é relativamente recente. Em 1914, no documento relativo ao inventário dos bens da paróquia de Parada do Monte, refere-se que existe "a capela do Senhor do Aflitos no sítio da Minhoteira com três altares". Desta forma, a mudança de orago para "Nossa Senhora da Vista" terá ocorrido algures durante o século passado.
Segundo CERVEIRA, A. (1999), a capela da Nossa Senhora da Vista possui uma planta longitudinal composta por nave única retangular e capela-mor quadrangular. Apresenta volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas. Cunhais apilastrados encimados por pináculos e ângulos das empenas rematados por cruz latina. Apresenta frontispício virado a sudeste, de remate em empena, aparelho granítico com as juntas pintadas a branco. Podemos observar portal de verga reta encimado por frontão triangular de volutas interrompido, com porta metálica de duas folhas gradeada na metade superior. Flaqueiam o portal duas janelas quadrangulares e encima-o óculo galbado. O alçado sudoeste tem no pano da nave porta acedida por escada lateral adossada, e duas janelas, uma na nave e outra na capela-mor. A fachada posterior é cega e no alçado noroeste rasga-se janela na capela-mor e a porta é encimada por janela no pano da nave.  
No interior, as paredes encontram-se rebocadas a branco, o coro-alto é em madeira, o pavimento é em lajeado granítico cimentado e o teto é em abóbada de berço. O púlpito do lado do Evangelho, apresenta-se apenas com a base sobre mísula e a escada de acesso. Encontramos uma porta lateral no lado da Epístola e arco triunfal, pleno, flanqueado por pilastras ornamentais em granito. A capela-mor alberga cruzeiro granítico integrando pedestal quandrangular, coluna e cruz latina com imagem escultórica de Cristo e na parede testeira, um painel de madeira formando retábulo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário