sábado, 11 de dezembro de 2021

O Mosteiro de Paderne (Melgaço) descrito há cerca de 250 anos

 


Este desenho tem cerca de dois séculos e meio e representa o mosteiro de Paderne. Em 27 de Setembro de 1770, uma comissão mista, chefiada pelo Doutor Feliciano Ramos Nobre, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo deslocou-se pessoalmente ao Mosteiro de Paderne, para proceder formalmente à extinção desta comunidade monástica. O ato teve lugar nesse mesmo dia na presença de onze dos seus doze monges, dado que um deles, D. Salvador da Encarnação, se encontrava no Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.  

Na documentação desse processo de extinção, encontramos uma descrição com algum pormenor deste mosteiro de Paderne, acompanhada de algumas gravuras do mesmo como aquela que acima apresentamos.  

A descrição tem os seguintes dizeres: “O Mosteiro de Salvador de Paderne que consta de hua igreja que contem sinco altares, hum na capela mor, dois de cappelas fundas, e dois a face debaixo da grade, e tem de uma casa de grades para a pixa (pia) do Baptismo e de huma  sacristia junto do claustro para os religiozos de hua digo os religiozos. 

Item de uma caza de que serve de sacristia para os clérigos de fora paramentada pello Mosteiro para os dois altares. 

Item de hum adro e patio de fora aberto com hua caza alta de audiência e por baixo hua caza que serve de cadea. 

Consta mais de outro pateo a que dá entrada huma porta de portaria única para a gente de fora e para carros com seu alpendre da parte de fora ao lado direito da entrada tem huma adega com seu lagar de vinho com celeiro por sima e junto te outra casa de cabalarise, e por sima outra caza dos mossos Fidalgos da parte do Nascente há hum forno, e duas cazas altas para fruta e por baixo caza de boiz caballarise. 

Da parte do Norte tem hum arco com seu tranzito para o claustro e na passage tem ao lado direito uma caza da Hospedaria, e defronte outra de vezitas com quatro camarotes para com as de hum claustro com quatro lanses que da parte do Poente tem uma caza de vezitashuma de capitullo e uma escada que sobe para os dormitórios, e da parte do Norte huma porta para a sacristia em hum canto, e outra para a caza “de profundis”. 

Da parte de Nascente tem huma caza para despejos de madeira, e para o Sul tem huma caza de procuração, com outra emediata para despejos. 

Consta mais da parte inferior do claustro de huma caza de profundis com um refeitorio de huma parte e de outra parte tem huma caza que serve de cozinha e outra para mossos, e da outra parte tem duas cazas que servem dedespença; a dita cozinha tem porta por  hum patio honde se acha huma escada que sobe para os sinos da torrem e para os dormitórios. Tem mais no dito patio huma porta para hua serca de coelhos. 

Tem mais na parte superior quatro dormitórios que da parte do Poente tem hum coro e seu  tranzito que serve de ante coro e tres cellas, e da parte do Sul tem seiz cellas com hua caza d’alfayataria. Da parte do Nascente tem tres cellas, e huma mayor que serve de Cartorio. Da parte do Norte tem a libraria e duas sellas que servem de despejos com hua antecamera que para a torre, e serve de deser para o patio dacozinha. 

Há mais outro patia fechado ao Sul da parte do selleiro com seu pumar de laranjeiras e limoeiros e mais dois moinhos, hum pombal sem cobertura com duas cazas velhas que ficão a hum canto que se meterão na serca por ser passal os quais moinhos hum serve de moher trigo, e outro de moher milho com hum rego de agoa que passa por dentro da serca... 

No dizer de MARQUES (2002), além do traçado dos contornos de algumas propriedades contíguas ao mosteiro, representadas na gravura, os membros da comissão mista que procedeu à extinção do Mosteiro de Paderne deixou também outra planta mais pormenorizada da cerca do mosteiro, nela assinalando os caminhos, os tanques e as fontes, bom como os números das diversas árvores de fruto existentes em cada um destas parcelas.




Sem comentários:

Enviar um comentário