sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aldeia do Bico (Castro Laboreiro) em documentário de realizador finlandês


Este filme realizado por Aki Kaurismäki no lugar de Bico, em Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, faz parte de um conjunto de curtas-metragens inserido na longa-metragem Visões da Europa.

Em Maio de 2004, a União Europeia ganhou a adesão de dez novos países - a maioria nações do Leste Europeu, ex-membros do bloco soviético. A integração desse grupo aos 15 membros originais provocou um choque cultural e político na parte ocidental do continente. Na mesma época, a produtora Zentropa, de Lars Von Trier, encabeçou o projeto Visões da Europa. A ideia era produzir 25 curtas de diferentes cineastas sobre cada país membro, refletindo as suas visões sobre a atual integração europeia. A única restrição era o tempo, limitado a cinco minutos. A produção reuniu realizadores de estilos e reputações diversas. 
Muito provavelmente, ficaremos surpreendidos com a exposição do mundo rural de uma aldeia isolada como esta do Bico (Castro Laboreiro), filmado com o olhar frio mas acutilante do finlandês Aki Kaurismaki...


Ficha Técnica:
Realização, Argumento e Produção: Aki Kaurismäki
Diretor de Fotografia: Timo Salminen
Som: Jouko Lumme
Música: Abel Alves 

Sem comentários:

Enviar um comentário