Esta capela, localizada no lugar de Pousafoles da freguesia de Fiães, foi construída em 1867, segundo
data inscrita numa cartela existente na fachada principal, sobre a porta de
acesso. Sobre o óculo, outra cartela exibe a
inscrição: ‘NA SA DO ALLIVIO’.
A sua edificação é atribuída ao pedreiro Manuel José Gomes, conhecido como o ‘Mestre do Regueiro’, natural e residente nesse lugar da freguesia de S. Paio. A origem desta capela remonta ao século XIX. Segundo a tradição, "durante as lutas civis com a Espanha, o P.e António que vivia no lugar havia guardado dinheiro a dois foragidos. Como não retornaram um ano volvido após pacificação das partes, terá solicitado ao Arcebispo autorização para edificar a capela e encomendou a obra ao Mestre de São Paio, do lugar vizinho que a fez demasiado singela para gosto do encomendante. O mestre canteiro prometeu então que singela não ficaria e decorou-a profusamente”.
A capela encontra-se inserida em meio rural e isolada, detentora de um pequeno adro murado fronteiro, esta capela, construída em alvenaria autoportante rebocada e pintada a branco excepto embasamento, cunhais, molduras, cimalhas, elementos decorativos e a meia parte superior do frontispício, apresenta planta rectangular, e cobertura de duas águas.
A capela encontra-se inserida em meio rural e isolada, detentora de um pequeno adro murado fronteiro, esta capela, construída em alvenaria autoportante rebocada e pintada a branco excepto embasamento, cunhais, molduras, cimalhas, elementos decorativos e a meia parte superior do frontispício, apresenta planta rectangular, e cobertura de duas águas.
Na frontaria, voltada a sul, abre-se porta axial com
padieira ligeiramente encurvada ladeada por dois óculos e, sobre esta, ao centro,
um outro óculo. A fachada é rematada por cimalha angular com campanário e cruz
latina no vértice e urnas nos extremos.
Contudo, o que mais distingue esta capela é a
decoração da frontaria, esculpida no espaço entre a porta e a cimalha que a
remata. Os ornatos, envoltos em molduras ou em entrelaçados, são variados
privilegiando a temática geométrica e naturalista: losangos, quadrifólios,
florais, estrela de oito pontas, coração, cordões, etc. Dir-se-ia que o
escultor ‘bordou’ a fachada, dotando-a de uma espécie de‘cortina’ que cai sobre
a porta e, além desta, como ‘pingente’.
Extraído de:
- DORDIO, Paulo/DGEMN – Capela da Senhora do Alívio, n.º IPA: PT011603070036, 1996.
www.monumentos.pt.
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