sábado, 7 de março de 2020

O Padre Aníbal Rodrigues e a restauração do Pelourinho de Castro Laboreiro




Castro Laboreiro deve muito ao saudoso Padre Aníbal Rodrigues. Uma das dívidas ao seu antigo pároco prende-se com a recuperação do seu histórico pelourinho, desaparecido desde 1860 e restaurado mais de um século mais tarde.
O pelourinho de Castro Laboreiro data de 1560 e foi desmontado três séculos mais tarde para permitir a construção da chamada "Casa Grande” tendo as suas peças sido levadas para diversos pontos da vila castreja. Em 1917, o Major Fernando Barreiros, de visita a Castro Laboreiro, é informado sobre o paradeiro de algumas peças e de como ele era, levando-o a elaborar um desenho reconstitutivo.
Durante décadas, o incansável Padre Aníbal investigou o paradeiro das restantes peças e moveu montanhas para que o histórico monumento reaparecesse na vila castreja. Escreveu cartas para o Ministro das Obras Públicas como esta de 1970 onde pede ao governante a restauração do pelourinho com medo que o mesmo se perca para sempre:

Castro Laboreiro, 16 de Julho de 1970
Ex.mo Senhor Ministro das Obras Públicas e Comunicações
Lisboa
Excelência:
Apresentando a V.ª Ex.ª os meus respeitosos cumprimentos, venho por este meio dirigir-me a V.ª Ex.ª a fim de lhe expor o seguinte: – Em 27 de Maio do corrente ano pedi a V.ª Ex.ª a restauração do Peloirinho de Castro Laboreiro com o objectivo principal de evitar a sua destruição, quer pela acção corrosiva do tempo, quer pela maldade dos homens. Sei perfeitamente que este problema devia ser posto a V.ª Ex.ª não por mim, que sou pároco, mas sim pelas entidades civis, isto é, pela Junta de freguesia de Castro Laboreiro ou pela Câmara Municipal de Melgaço. Nem sempre infelizmente estas entidades têm pessoas com preparação cultural e patriótica para se interessarem pela solução racional deste problemas de arte e de um valor histórico extraordinário, como é o Peloirinho de Castro Laboreiro, cuja data de construção e existência é do ano de 1560. Foi declarado Monumento Nacional e criada a respectiva zona de protecção pela portaria publicada no Diário do Governo, série 2, n.º 231, páginas 8363, de 2/10 de 1959. Apesar de todo o meu interesse na restauração condigna de tão valioso Monumento Nacional, que marca o apogeu da grandeza da antiga Vila de Castro Laboreiro e bem assim a sua hegemonia política e autonomia administrativa, não tive a subida honra de receber de V.ª Ex.ª uma resposta à minha exposição, dirigida a V.ª Ex.ª em 27/5/1970, relativamente à restauração do Peloirinho em referência. Venho pois mais uma vez solicitar de V.ª Ex.ª todo o interesse e carinho para a boa solução deste problema que me vem preocupando, há já muito tempo, não só como filho de Castro Laboreiro e pároco desta freguesia, mas também como dedicado cultor destas obras de arte, relíquias sagradas do antigo Município de Castro Laboreiro, que por forma alguma ou circunstância de qualquer espécie deixarei destruir ou lançar no olvido, como objecto sem valor. Se à Direcção Geral dos Monumentos Nacionais não lhe for possível restaurá-lo ou esteja desinteressada em fazê-lo pelo achar de pouca valia, ficar-lhe-ei profundamente reconhecido a V.ª Ex.ª, se tiver a amabilidade de me dizer o que se lhe oferecer a fim de que eu possa tomar as providências que julgar convenientes para evitar a sua destruição e levar a efeito a respectiva restauração. Pedindo desculpa desta minha longa exposição e esperando para ela o melhor acolhimento, com a máxima consideração subscrevo-me de V.ª Ex.ª at.º Ven.or grt.º e obg.º
A Bem da Nação.
[assinatura]
(Padre Aníbal Rodrigues, pároco de Castro Laboreiro)”

E teve sucesso...
Em 1979, o Padre Aníbal Rodrigues, conta-nos como, após décadas de buscas, conseguiu localizar as peças do antigo pelourinho e conseguiu que o mesmo fosse reconstruído. Num artigo da publicação “Cadernos Vianenses”, escreve: “(…) Embora Castro Laboreiro fosse erecta Vila e sede de concelho por foral concedido por D. Afonso III, em 1271, o que correspondia ao direito de pelourinho, o actual monumento, desta antiga Vila, data de 1560, tendo-lhe sido concedido novo foral por D. Manuel I em 1513. Constituído por três degraus, uma base, fuste, gola e capitel, rematado por pequena pirâmide, presidiu aos destinos desta região desde 1560 a 1860, data na qual foi apeado do seu legítimo lugar e dispersos todos os seus elementos para naquele local se construir uma casa particular.
Os degraus desapareceram para sempre, não havendo possibilidade da sua recuperação. A base consegui descobri-la a fazer parte do muro de um quinteiro.







Peças do pelourinho de Castro Laboreiro dispersas por algumas casas e quinteiros da vila
(Fotos de 1967)

O fuste encontrei-o a servir de lintel ou padieira na chaminé da casa construída onde ele se encontrava antes de ser destruído. Preocupado com a sua restauração continuei sempre em investigações para descobrir o seu capitel. Depois de numerosas pesquisas, fui encontrá-lo a servir de óculo de luz numa casa em ruínas, a uns trezentos metros num muro dobrado e de alvenaria irregular. Facilitou-me o seu reconhecimento o facto de ser trabalhado a pico fino e de ter a gola circular voltada para fora. Somente em 1978 me foi possível desmontá-lo do respectivo muro com auxílio dos pedreiros reconstrutores das muralhas do castelo. Depois do mesmo se encontrar no solo pude averiguar que era verdadeiramente o capitel do antigo pelourinho de Castro Laboreiro, pelo facto de na face interior ostentar uma gola circular com a espessura de 5 centímetros aproximadamente; e na superior um rebaixe de uns 4 centímetros, onde poisava a pirâmide que rematava este pelourinho. Não me foi possível descobrir a pequena pirâmide.
Os trabalhos de investigação para reunir os três elementos desta preciosa relíquia do passado, prolongaram-se durante vinte e quatro anos. Mas como saber o estilo e forma deste pelourinho para a total identificação dos seus elementos e sua restauração?
Mercê dos trabalhos de investigação do estudante Soeiro de Carvalho no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, conseguiu descobrir-se um esboço muito perfeito deste pelourinho, efectuado pelo Sr. Coronel Fernando Barreiras, em Julho de 1917, data em que fez uma visita de estudo a Castro Laboreiro; e que servindo-se das preciosas informações do Castrejo Sr. Melchior Gonçalves, que ajudara a desmontar e destruir este antigo pelourinho em 1860, conseguiu com muita precisão representar a lápis este monumento no artístico esboço de todas as peças constitutivas do mesmo, descrevendo com bastante aproximação as respectivas medidas de cada um dos seus elementos (...).
Foi com esse referido esboço e memória descritiva de todas as peças de que este monumento constava que consegui levar a Direcção dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Norte a reconhecer como autênticos todos os elementos descobertos podendo solicitar àquela entidade a sua imediata restauração.
Quero manifestar publicamente o meu sincero agradecimento a todos os donos das propriedades urbanas, onde as peças em referência se encontravam, pela cedência voluntária das mesmas. Não posso deixar de expressar, como filho de Castro Laboreiro e humilde estudioso destes monumentos, raízes desta região, o meu eterno agradecimento aos meus estimados amigos, Sr. Dr. Oliveira e Silva, digníssimo Governador Civil de Viana do Castelo; ao Sr. Eng.º José Maria Moreira da Silva, digníssimo Director do Parque Nacional da Peneda-Gerês; ao Sr. Arquitecto Roberto Leão, do Planeamento do Porto; ao Sr. Professor Carlos Alves, digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, e ao Sr. Adelino Esteves digníssimo Presidente da Junta de Freguesia de Castro Laboreiro, por todo o auxílio e apoio que tiveram a bondade de me dispensar, patrocinando uns, a sua imediata restauração; e outros, além do seu contacto com as entidades responsáveis, a oferta do seu auxílio pecuniário. Bem hajam por todo o interesse que me concederam. A imediata restauração de tão belo e histórico monumento será a recompensa bem merecida de todos estes auxílios e trabalhos a bem da cultura nacional, que tão precisada anda de trabalhos de tamanha monta.”

1 comentário: