sexta-feira, 27 de março de 2020

Melgaço no filme "Viagem ao Princípio do Mundo" 1997 (filme completo)



Em meados dos anos 90 do século passado, o mestre do cinema português, Manuel de Oliveira, rodou a sua "Viagem ao Princípio do Mundo" em Melgaço, boa parte do enredo. Há muito que tentava arranjar o filme na íntegra para o partilhar aqui no blogue.
O enredo do filme é o seguinte: "Um veterano cineasta, Manoel está no Norte de Portugal, a filmar uma história de amor. O principal actor é o francês Afonso, que anseia conhecer uma tia no Lugar do Teso, Castro Laboreiro, assim completando visualmente as histórias que o pai, emigrante, lhe contava sobre aquelas paragens...«Uma viagem de recordações, de atavismos e de coisas presas a raízes, que se vão ocultando e esquecendo através de gerações» (Manoel de Oliveira)».
Entre os actores há uma grande figura do cinema já falecido, Marcello Mastroianni que desempenha neste filme o seu último papel. Coincidência ou verdade é que Mastroianni é um «veterano cineasta», que veio rodar uma história de amor, fazer um papel que ele já conhecia como a palma da sua mão, mas nunca o tinha feito. Ser realizador. E foi no papel de realizador que Mastroianni disse o último adeus ao cinema. Levou consigo os ares e as paisagens de Melgaço...

Sem comentários:

Enviar um comentário