sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O "Nacho" de Cristóval (Melgaço) e o Guarda Fiscal" (1905)

Cristoval (Melgaço)
Fonte: http://coxo-melgaco.blogspot.pt

As fronteiras de Melgaço são, desde sempre, um espaço onde abundou o contrabando e a emigração ilegal. A Guarda Fiscal era a autoridade encarregue de controlar o trânsito de pessoas e mercadorias ao longo da linha de fronteira.
No “Jornal de Melgaço” de 19 de Outubro de 1905, encontrámos uma notícia que nos fala de um episódio de aparente abuso da autoridade por parte de um guarda fiscal passada uns dias antes para as bandas de Cristóval. A vítima foi um homem conhecido como o “Nacho” de Cristóval, deste concelho. A notícia diz-nos o seguinte:

“Façanhas da Guarda Fiscal
Mais uma façanha praticada pela Guarda Fiscal de que resultou um homem ferido com uma bala de revólver, pôs em sobressalto parte da freguesia de Cristóval, de este concelho. Eis o caso: No sábado passado, 14 do corrente, às 11 horas da manhã, vinha da Galiza o inofensivo José Fernandes, o “Nacho”, do lugar da Porta, da freguesia de Cristóval, sendo portador de uma saca cujo conteúdo eram duas garrafas de azeite e 40 réis de sabão, de procedência espanhola. Próximo do lugar do Regueiro, da mesma freguesia, surpreendeu-o o Guarda Fiscal José A. Esteves, vestido à paisana, que lhe apreendeu os objetos descaminhados aos direitos e prendeu o condutor.
Seguiram ambos até ao portão da propriedade do Sr. Daniel José Rodrigues, e o “Nacho”, vendo ali um belo refúgio, tentou evadir-se, o que pôde conseguir, chegando a transpor o referido portão e ali, ambos engalfinhados, esforçavam-se por ver coroados de bom êxito os seus desejos.
O guarda, julgando-se impotente para arratar o “Nacho” para fora do portão, intimou-o a sair, e, como este se recusasse, puxou por um revólver e disparou contra o pobre “Nacho”, indo a bala atravessar-lhe a coxa da perna esquerda.
Nesta conjuntura, o guarda, vendo aproximar alguns artistas que trabalhavam na propriedade citada, pôs-se em fuga, sendo perseguido por alguns artistas que pretendiam prendê-lo.
O ferido foi conduzido para sua casa, onde está em tratamento.
São estas as informações que podemos colher, de que nos abstemos de fazer comentários, não nos inibindo de voltar ao assunto.
Pedem-se enérgicas providências e o mais severo cumprimento da lei contra selvajarias desta natureza.”


Notícia extraída de: Jornal "Jornal de Melgaço, edição de 19 de Outubro de 1905.

Sem comentários:

Enviar um comentário