sexta-feira, 9 de agosto de 2019

As Águas de Melgaço nos anos 30 do século XX



Nos anos trinta do século passado, as "Águas de Melgaço" viviam tempos de prosperidade e eram muito concorridas na época termal, estando integradas já na empresa "Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas".
Num desdobrável publicitário de 1935 intitulado "Estâncias de Verão", publicado pela VMPS, podemos recolher interessantes informações acerca das termas melgacenses:
"A quatro kilómetros da histórica e pitoresca vila de Melgaço, no distrito de Viana do castelo, está a 115 metros de altitude e dista apenas 900 metros das belas margens do rio Minho. No centro de uma região formosíssima e extremamente salubre, protegida de ventos e isenta de humidade e nevoeiros, goza de um clima muito suave e de um ar muito puro e tónico devido à vizinhança de extensas matas e pinheirais."
Em termos terapêuticos, a grande mais valia das Águas de Melgaço era o facto de serem as únicas, em Portugal, indicadas para o tratamento da diabetes. No desdobrável, é referido que "O tratamento da diabetes assucarada é por excelência a especialização desta estância. Sob esse aspecto, não tem rival nem sequer congénere no paíz. As bem organizadas estatísticas do Corpo Clínico, resultado de rigorosos exames e análises laboratoriais , dão-nos nos últimos anos uma média de 75% de diabetes tratados, em que a glicosuria foi eliminada e 20% em que foi atenuada. Aplicam-se também estas águas com resultados brilhantes no tratamento de dispepsias, atonias gástrica e intestinal, nevroses gástricas, enterocolites, insuficiências hepáticas, litíases biliar e renal, anemias, obesidade e estados neurasténicos."
Também em termos de equipamentos de lazer, a estância das Águas de Melgaço dispunha de "um extenso parque onde não faltam alamedas ensombradas e lugares pitorescos. Os aquistas desportivos dispõem de um magnífico court de ténis, um excelente campo de "midget golf", bem como de outros jogos e passatempos. Melgaço está numa região privilegiada ,não lhe faltando passeios encantadores. Em S. Gregório, a poucos kilómetros, a paisagem é surpreendente. Com o estabelecimento do Posto da Polícia na ponte internacional, há pouco inaugurada, estará em breve assegurada a passagem para excursões na vizinha Galiza."...
Pode encontrar estas e outras informações no desdobrável que se seguida se reproduz na íntegra...


(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)


Sem comentários:

Enviar um comentário