sexta-feira, 22 de maio de 2020

As bonitas paisagens de Melgaço na obra do pintor Jaime Murteira



No idos anos sessenta e setenta do século passado, havia uma presença que era notada na vila de Melgaço nas temporadas de Verão. Era a do pintor Jaime Murteira que costumava passar os verões no Terreiro onde pintava e ainda hoje há pessoas que se lembram de o ver por lá a pintar. Nessas temporadas de permanência em Melgaço, pintou alguns dos seus mais bonitos quadros que retratam recantos da nossa terra e que vamos recordar no artigo de hoje. Quadros que retratam Penso, Gondufe (Chaviães), o rio Minho, um dia de Feira, uma rua da vila de Melgaço, entre outros...
Quem se recorda dos tempos em que o conceituado pintor passava temporadas em Melgaço conta que “Do prédio do terreiro saía o Sr. Murteira, bata branca, olhar altivo, cavalete de madeira debaixo do braço e maleta na mão, passo largo como que a medir terreno e chegado ao terreiro pequeno cravava o cavalete de pontas metálicas, sacava da maleta, paleta, tintas e espátula e os putos esqueciam o jogo. Eles eram os únicos a seguir o filme que o Sr. Murteira passava para a tela, silenciados pela maravilha das cores que nem no Pelicano com índios e cowboys os impressionavam tanto.
Os outros sussurravam, encolhiam os ombros, debandavam para a tasca escolhida sem darem conta que os jogos e berreiro dos putos tinham acabado.
Sentados à roda ou em pé, bocas abertas seguiam os vermelhos e amarelos, azuis e verdes, as cores da terra que os vira nascer e sempre ignoraram.
Recolhida a tela, fechado o cavalete, o cortejo dos putos seguia Sr. Murteira até à porta do prédio. Nessa noite os sonhos dos rapazes da vila foram mais coloridos e até o comboio galego, feio e cinzento, apitou com mais doçura”. (in: Blogue “Melgaço do Monte à Ribeira”)
Jaime Murteira (1910-1986) nasceu em Lisboa e foi um seguidor tardio do movimento naturalista português. Em 1942, frequentou o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, tornando-se discípulo de Frederico Aires e António Saúde. Em 1954, obteve a primeira medalha em pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, e mais tarde o prémio Silva Porto do Secretariado Nacional de Informação. As suas obras figuram em colecções particulares e instituições nacionais, onde se destaca o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, acervo de referência do Naturalismo Português.

Faleceu em 1986 e Melgaço permanece como uma das suas maiores inspirações...
Deixamos aqui alguns dos mais bonitos quadros que retratam Melgaço...


Quadro com o nome "Rio Minho", de data desconhecida



Quadro "Rua de Melgaço" da autoria de Jaime Murteira. Óleo sobre platex.
De data desconhecida mas provavelmente da década de 70.


"Casa Minhota - Gondufe - Melgaço", óleo sobre platex, assinado e datado de Setembro de 1970 no verso

Quadro "PENSO STREET", Rua de Penso (Melgaço)
pintada por Jaime Murteira, por volta de 1970.


Quadro "Dia de Feira em Melgaço" em 1970.
Quadro com pintura a óleo sobre platex de Jaime Murteira - ORIGINAL - assinado e datado de 1970, motivo Dia de Feira - Melgaço, com 23x32 cm (obra assinada na frente e no verso).


Quadro com o título "Melgaço", pintado em data desconhecida. 


Quadro com o título "Melgaço" pintado em 1967.


Quadro com o título "Paisagem Campestre de Melgaço", de data desconhecida

Quadro com o título "Melgaço", pintado em 1961

2 comentários:

  1. Para além de Jaime Murteira, há tb quadros pintados do "grande" António Carneiro

    ResponderEliminar
  2. Conheci esse grande senhor. Gondufe lugar onde nasci e me criei,serviu de cenario para muitos quadros, inclusive a minha saudosa casinha (muito pobresinha...)mas cheia de Amor.
    A casa minhota publicada neste post,ainda hoje existe parte dela.

    ResponderEliminar