terça-feira, 11 de abril de 2023

MELGAÇO, 1947 - O Sporting de Melgaço num jogo de futebol a favor do Hospital da Misericórdia de Melgaço


 

Nos anos quarenta do século passado, existiram em Melgaço, vários clubes de futebol, todos de existência efémera, ou seja, não duraram mais do que alguns anos. Um dos principais era o Sporting Club de Melgaço. 

Se dermos uma vista de olhos nos jornais melgacenses, encontramos algumas notícias sobre essa coletividade, nomeadamente, jogos realizados. Na edição da “Voz de Melgaço” de 1 de Dezembro de 1947, encontramos uma notícia relativa a um jogo de futebol entre o Sporting Club de Melgaço, que recebeu os galegos do Atlético Club de Cortegada, encontro realizado no dia 24 de Novembro. A receita do jogo reverteu a favor do Hospital da Misericórdia de Melgaço. Na dita notícia, podemos ler: 

Numa “partida de amizade”, portugueses e espanhóis, realizaram uma importante partida de futebol, que terminou empatada a 3 bolas 

SPORTING CLUB DE MELGAÇO, 3 - ATLÉTICO CLUB DE CORTEGADA, 3 (Ao primeiro tempo: 1 – 1) 

Em benefício do Hospital da Misericórdia de Melgaço, foi no último domingo realizado no campo do Monte de Prado um desafio entre as primeiras categorias do Sporting Club de Melgaço, que recebeu a visita dum grupo de Espanha, o Atlético Club de Cortegada, da província de Orense, que depois de uma bela luta, terminaram empatado a 3 bolas. 

Começou o encontro. A bola de saída pertenceu aos visitantes que desde logo mostraram serem rápidos e com passes bem feitos. Porém, os leões, atacam e aos 14 minutos, Augusto recebe a bola e sem preparação, dispara um tiro, a qual foi inútil a bela estirada do guarda-redes galego. Os visitantes voltam a dominar e aos 38 minutos veem alcançado o seu êxito. Sanchez, rematou a conta e estabeleceu a igualdade do primeiro tempo. 

Recomeçado o encontro, o domínio volta de novo aos visitantes. Porém, os portugueses insistem e  assim aos 15 desta parte, Bermudes a conta a segunda bola dos leões. Contudo, os galegos voltam à sua toada do jogo rápido e passes largos. Aos 24 minutos, um defesa portuguez concede canto. Suarez encarregado da sua transformação, mete diretamente a bola nas redes, e consegue de novo o empate. 

Agora, o domínio volta para os donos do campo. Aos 36 minutos, Oliveira recebe a bola, dribla três adversários e num estupendo remate, alcança o terceiro tento. Prestes a terminar o encontro, de novo, o domínio é dos visitantes, que assim aos 44 minutos, pelo seu avançado centro Bein, estabelece o empate. Os jogadores do Sporting tentam a vitória mas inutilmente. O árbitro deu por terminada a partida. 

Se não fosse a bela exibição do guarda-redes do grupo português, estes tinham sido batidos. O grupo do Sporting, formou com: Fernando, Moreira e Alberto I, Armindo, A. Esteves e Armando, Alberto II, Augusto, Araújo, Bermudes e Oliveira. Jogadores a salientar e que fizeram um bom jogo: Armindo, A. Esteves, Armando e os interiores. 

Pelos galegos, alinharam: Rizos, Campante e Pror, Cezario, Alfonso e Torrez, Gerónimo, Lito, Bein, Suarez e Sanchez. Destes há que destacar o seu guarda-redes, o médio centro e esquerdo, e o centro avançado. 

A arbitragem foi correcta e excelente. O Sr. Torcato Domingues, agradou plenamente. 

No futebol melgacense, há dois caos para resolver: o primeiro é o campo. Este fica bastante longe, por caminhos que neste tempo, são impróprios pra se passar neles. Segundo consta, o Ex.mo Sr. Provedor do Hospital, Dr. Júlio Esteves, vai mandar construir um campo perto da vila, cujo terreno é do hospital. A ser, que seja o mais breve. 

Vamos ao segundo caso: os jogadores melgacenses não treinam. Vão para o campo e depois acusam destreino e assim não se faz um bom jogo. É preciso notar que a maior parte dos jogadores já vai a caminho dos 30 anos. Para que são os jovens?  

À noite, em sua honra, foi realizado um baile, que decorreu brilhantemente, e pela madrugada os nossos visitantes fizeram a sua retirada, levado de Melgaço, as suas melhores recordações. 

Breve consta o Sporting poder retribuir a visita."

Sem comentários:

Enviar um comentário