Mostrar mensagens com a etiqueta sporting clube de melgaço. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sporting clube de melgaço. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de abril de 2023

MELGAÇO, 1947 - O Sporting de Melgaço num jogo de futebol a favor do Hospital da Misericórdia de Melgaço


 

Nos anos quarenta do século passado, existiram em Melgaço, vários clubes de futebol, todos de existência efémera, ou seja, não duraram mais do que alguns anos. Um dos principais era o Sporting Club de Melgaço. 

Se dermos uma vista de olhos nos jornais melgacenses, encontramos algumas notícias sobre essa coletividade, nomeadamente, jogos realizados. Na edição da “Voz de Melgaço” de 1 de Dezembro de 1947, encontramos uma notícia relativa a um jogo de futebol entre o Sporting Club de Melgaço, que recebeu os galegos do Atlético Club de Cortegada, encontro realizado no dia 24 de Novembro. A receita do jogo reverteu a favor do Hospital da Misericórdia de Melgaço. Na dita notícia, podemos ler: 

Numa “partida de amizade”, portugueses e espanhóis, realizaram uma importante partida de futebol, que terminou empatada a 3 bolas 

SPORTING CLUB DE MELGAÇO, 3 - ATLÉTICO CLUB DE CORTEGADA, 3 (Ao primeiro tempo: 1 – 1) 

Em benefício do Hospital da Misericórdia de Melgaço, foi no último domingo realizado no campo do Monte de Prado um desafio entre as primeiras categorias do Sporting Club de Melgaço, que recebeu a visita dum grupo de Espanha, o Atlético Club de Cortegada, da província de Orense, que depois de uma bela luta, terminaram empatado a 3 bolas. 

Começou o encontro. A bola de saída pertenceu aos visitantes que desde logo mostraram serem rápidos e com passes bem feitos. Porém, os leões, atacam e aos 14 minutos, Augusto recebe a bola e sem preparação, dispara um tiro, a qual foi inútil a bela estirada do guarda-redes galego. Os visitantes voltam a dominar e aos 38 minutos veem alcançado o seu êxito. Sanchez, rematou a conta e estabeleceu a igualdade do primeiro tempo. 

Recomeçado o encontro, o domínio volta de novo aos visitantes. Porém, os portugueses insistem e  assim aos 15 desta parte, Bermudes a conta a segunda bola dos leões. Contudo, os galegos voltam à sua toada do jogo rápido e passes largos. Aos 24 minutos, um defesa portuguez concede canto. Suarez encarregado da sua transformação, mete diretamente a bola nas redes, e consegue de novo o empate. 

Agora, o domínio volta para os donos do campo. Aos 36 minutos, Oliveira recebe a bola, dribla três adversários e num estupendo remate, alcança o terceiro tento. Prestes a terminar o encontro, de novo, o domínio é dos visitantes, que assim aos 44 minutos, pelo seu avançado centro Bein, estabelece o empate. Os jogadores do Sporting tentam a vitória mas inutilmente. O árbitro deu por terminada a partida. 

Se não fosse a bela exibição do guarda-redes do grupo português, estes tinham sido batidos. O grupo do Sporting, formou com: Fernando, Moreira e Alberto I, Armindo, A. Esteves e Armando, Alberto II, Augusto, Araújo, Bermudes e Oliveira. Jogadores a salientar e que fizeram um bom jogo: Armindo, A. Esteves, Armando e os interiores. 

Pelos galegos, alinharam: Rizos, Campante e Pror, Cezario, Alfonso e Torrez, Gerónimo, Lito, Bein, Suarez e Sanchez. Destes há que destacar o seu guarda-redes, o médio centro e esquerdo, e o centro avançado. 

A arbitragem foi correcta e excelente. O Sr. Torcato Domingues, agradou plenamente. 

No futebol melgacense, há dois caos para resolver: o primeiro é o campo. Este fica bastante longe, por caminhos que neste tempo, são impróprios pra se passar neles. Segundo consta, o Ex.mo Sr. Provedor do Hospital, Dr. Júlio Esteves, vai mandar construir um campo perto da vila, cujo terreno é do hospital. A ser, que seja o mais breve. 

Vamos ao segundo caso: os jogadores melgacenses não treinam. Vão para o campo e depois acusam destreino e assim não se faz um bom jogo. É preciso notar que a maior parte dos jogadores já vai a caminho dos 30 anos. Para que são os jovens?  

À noite, em sua honra, foi realizado um baile, que decorreu brilhantemente, e pela madrugada os nossos visitantes fizeram a sua retirada, levado de Melgaço, as suas melhores recordações. 

Breve consta o Sporting poder retribuir a visita."

sexta-feira, 29 de junho de 2012

SPORTING CLUB DE MELGAÇO???

Sporting Clube de Portugal.png


O Sporting Clube de Melgaço foi fundado no início dos anos 1940 e desapareceu em 1947, tendo sido filial do Sporting Clube de Portugal durante o seu curto tempo de vida.
A origem do Sporting de Melgaço está no Rápido Club Melgacense, um dos dois clubes formados nos anos 1930 em Melgaço. Numa altura em que o Sporting Clube de Portugal dominava o futebol nacional e o Porto conhecia um certo declíneo, tanto o presidente como o vice-presidente do Rápido eram sportinguistas, e decidiram mudar o nome do clube e filiá-lo no Sporting, adoptando as camisolas listadas verde brancas. Em 1947 , por sua vez, o Sporting de Melgaço desapareceu dando lugar ao clubde “Os Vitoriosos”.
Na wikisporting remetem para um texto publicado pelo blogue "Foz do rio Trancoso" com base ao testemunho de Manuel Felix Igrejas que nos situa na senda das primeiras coletividades futebolísticas de Melgaço. Deste texto, extraio algumas passagens interessantes:
"Numa das várias fases futebolísticas na nossa terra, nos anos quarenta, formaram-se os grupos Rápido e Unidos. O Rápido Club Melgacense era composto pelos remanescentes dos grupos anteriores, União, Atlético e Sport e alguns novatos. O Unidos Futebol Club em sua maioria eram rapazes saídos da puberdade, daí mais fogosos e habilidosos que sempre venciam, para meu desgosto, pois os atletas meus familiares, Gú e Carriço eram do Rápido.
Para tentar mudar a condição de perdedores, o Rápido trocou o nome para Sporting e filiou-se ao Sporting Club de Portugal. As camisolas originais às listas verdes e brancas na vertical, que tinham sido as do União, passaram a ser na vertical como as da matriz.
O facto de filiar-se ao Sporting deveu-se a imposição do Presidente e Vice-Presidente, irmãos, Zeca e Juca do Aurélio, contra vontade dos elementos portistas, meu irmão Augusto (Gú) e teu pai Alberto (Carriço) e outros, mas naquela época o Sporting era o maior Clube do país, campeão uma porção de anos seguidos. O Porto, depois dos sucessos do final dos anos trinta caiu muito. Lembro do Fernando da Cortiça que para nos aborrecer dizia que o Porto era o melhor grupo da província.
O nome do Rápido tem uma origem algo aparolada. Naqueles anos começou a chegar a Monção um comboio rápido denominado Flecha de Prata. Como havia pouco que comentar o tal comboio era tema para tudo. Nas vilas vizinhas achavam que tal progresso também lhes pertencia e se vangloriavam, também Melgaço, embora fosse o adversário natural.
Não havia jogo ou qualquer ajuntamento entre melgacenses e monçanenses que não acabasse em pancadaria. Houve barulhos (brigas) memoráveis comentadas durante anos. Ouvi contar que um domingo apareceu em Melgaço uma camionete de excursão, de Monção. Os ocupantes desembarcaram na Calçada e desceram em marcha rua Nova de Melo abaixo, exibindo aqueles bonecos em cima duma cana que accionados por um arame encostam um no outro, no compasso duma canção que entoavam, menosprezando Melgaço. O incidente não ficou sem resposta: na altura do terreiro já um grande número de rapazes munidos de varapaus desancaram os atrevidos provocadores. Devia ter acontecido no início dos anos trinta pois devia ter eu cinco ou seis anos quando comecei a ouvir esse caso.
Pois o comboio rápido que então representou grande progresso, serviu para nome do grupo de futebol melgacense. Na mesma época os rapazes de Monção formaram um grupo de futebol com o nome de Flecha de Prata”.
Voltando ao futebol em Melgaço: na mesma época do Rápido e Unidos, o Manuel Macarrão que tinha sido jogador nos anos vinte, estava de regresso à terra após ter sido motorista noutros locais, fundou o Club Comercial de Melgaço. Os atletas eram quase todos quarentões, sorte do Rápido que conseguiu vencer alguns jogos. O Comercial, pela proveta idade logo feneceu, o Unidos desfez-se pela debandada dos jovens para a tropa ou emigrados. Ficou o Sporting que também não durou muito dando lugar em 1947 ao “Os Vitoriosos” minha maior invenção na terra."
O Sport Club Melgacense só seria fundado em 1957...