segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Capela de S. Tiago (Pomares - Melgaço)



A Capela de S. Tiago de Pomares é uma construção do século XVIII e situa-se em provável Caminho de Santiago vindo de Castro Laboreiro, Lamas de Mouro e passando por Cubalhão, Pomares, dirigia-se para Estivadas, Paderne, onde no Convento existia uma albergaria para acolhimento dos peregrinos, pois os monges crúzios foram, pela Carta de Couto que lhes concedeu D. Afonso Henriques em 1141, dotados de“meios que garantam a sua subsistência e hospedagem dos peregrinos” (Pintor, 1957).
O actual templo data de 1760 conforme se pode ler na inscrição da padieira da porta de entrada axial.
É de arquitectura muito simples e depurada de elementos decorativos. Enquadrada em meio rural, numa plataforma elevada, murada, com adro e acedida por longa escadaria lateral, esta igreja é construída em alvenaria autoportante de granito aparente, segundo aparelho rústicado com juntas pintadas a branco.,
Desenvolve-se em planta rectangular com cobertura de telhado a duas águas.
A frontaria apresenta porta axial de verga recta, ladeada por dois janelos rectangulares e encimada por janela gradeada, também rectangular, e é rematada por cimalha angular em cujo vértice se ergue uma pequena sineira coroada por cruz latina. Pináculos piramidais pontuam os cunhais.



Informações recolhidas em:
- PINTOR, P.e M. A. Bernardo - Mosteiro de S. Salvador de Paderne (Alto Minho), Separata da Revista ‘Theologica’, Braga, 1957.
-http://acer-pt.org/vmdacer/index/.

Sem comentários:

Enviar um comentário