quarta-feira, 25 de julho de 2012

Melgaço nas reformas administrativas do século XIX


Divisão administrativa da região do Minho em 1800

Com as reformas administrativas liberais propostas de 1836, o distrito de Viana ficou reduzido aos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Coura, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valadares, Valença, Viana e Vila Nova de Cerveira, num total de 11 concelhos, sendo extintos todos os restantes. Contudo, as muitas incorrecções administrativas registadas acabaram por ser anuladas parcialmente pelo decreto de 6 de Novembro de 1836, o qual passou a definir aquele que, com pequenas  alterações subsequentes, viria a configurar o actual espaço administrativo do distrito de Viana ainda incorporando os concelhos de Valadares, Castro Laboreiro e Soajo Só a partir do ano de 1855 é que o distrito de Viana passou a ter a actual divisão administrativa integrado por 10 concelhos, salvaguardando uma pequena alteração, registada nos finais do século XIX, com a supressão temporária do concelho de Vila Nova de Cerveira , numa decisão que acabaria por ser reversível. Os seus concelhos estendem-se ao longo dos vales dos seus dois principais rios - o Minho e o Lima por onde estão disseminadas as suas quase três centenas de freguesias.


O distrito administrativo de Vianna no período 1836-1855

Num distrito que actualmente é constituído por 10 concelhos, não deixam de surpreender os 31 concelhos que eram propostos para integrar o distrito de Viana. Além dos concelhos de Fiães e Paderne (não referenciados no quadro proposto e extintos pela lei de 6 de Novembro de 1836), integravam o distrito de Viana os seguintes concelhos: Albergaria de Penela, Arcos de Valdevez, Barca, Bertiandos, Cabaços, Caminha, Capareiros, Correlhã, Castro Laboreiro, Coura, Facha, Feitosa, Geraz do Lima, Gondufe, Lanheses, Lindoso, Melgaço, Monção, Nogueira, Ponte de Lima e Refoios, Queijada e Boalhosa, Rebordões, Sanfins, Soajo, Souto de Rebordões, Valença, Valadares, Viana e Vila Nova de Cerveira.


 Divisão administrativa atual do distrito de Viana do Castelo 


Informações recolhidas em:

- PONTE, Teodoro Afonso (2004) - No limiar da honra e da pobreza - A infância desvalida e abandonada no Alto Minho (1698 - 1924). Tese de doutoramento; Universidade do Minho, Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário