domingo, 27 de setembro de 2015

Há 200 anos, comparou-se a paisagem de Alcobaça ao norte da Alemanha

Alcobaça (Melgaço), no início do século XX 

Johann Centurius Hoffmann Graf von Hoffmannsegg é um naturalista alemão nascido em Desden em 1766. Viajou por vários países da Europa a estudar paisagens e a sua vegetação. Passou por Portugal entre 1797 e 1801, em trabalho de campo e daí resultou um livro sobre o nosso país e as suas paisagens. Encontrei uma edição em francês entitulada “Voyage en Portugal” editada em Paris em 1805. Pela leitura do mesmo, ficamos a saber que este naturalista germânico passou por Melgaço. Não ficou muito impressionado com a vila mas chamou-o à atenção a paisagem dos arredores de Alcobaça (Melgaço) e acerca desta faz uma comparação cm uma região dos seu país. Ora leia...
“Melgaço, a duas léguas e meia de Monção, é uma localidade com pouca importância. Possui um castelo antigo e uma pequena guarnição.
A vila encontra-se numa posição elevada a uma meia légua das margens do rio Minho. As margens do rio tornam-se cada vez mais íngremes à medida que caminhamos em direção à fronteira com Espanha (S. Gregório) e por lá, as margens encontram-se cobertas de uma vegetação arbustiva tão densa, que não se pode circular pelo meio.
Algumas plantas que não são nada fáceis de encontrar em Portugal, aqui encontram-se com frequência como por exemplo a hieracium umbellatum e a potentilla rupestris.”
Sobre Alcobaça (Melgaço), faz uma curiosa comparação...
“A paisagem dos arredores de Alcobaça assemelha-se à do Norte da Alemanha. Podemos ver os campos de centeio, vidoeiros, mirtilos e belas áreas planas salpicadas com flores. Tudo cercado por rochas, cujas arestas, em formas variadas, tocam nas nuvens.”

Extraído de:

- HOFFMANNSEGG, Johann Centurius Hoffmann Graf von (1805) – Voyage en Portugal. Chez Livrault, Schoell et Cgnie. Libraires, Paris, France.

Sem comentários:

Enviar um comentário