sábado, 24 de outubro de 2015

Melgaço nas notícias da Emissora Nacional em 1960




Viajamos até Melgaço no ano de 1960. Nesta altura, quase ninguém tem televisão e só uns quantos têm um rádio em casa.  
Nestes tempos do Estado Novo, a estação de rádio oficial do regime salazarista era a Emissora Nacional. Entre os seus programas, havia um chamado “A Voz de Portugal” que era emitido em onda curta para o estrangeiro. A emissão do dia 8 de Setembro de 1960, dá um enorme destaque ao concelho de Melgaço. Fala-nos das suas lindas paisagens, das águas milagrosas do Peso e dos melhoramentos operados no concelho pela Câmara Municipal.
Leia as notícias das nossa terra em 1960, no guião deste programa:
“Situada no extremo mais setentrional do país, a vila de Melgaço peca pela distância a que se encontra e só por isso, talvez, não usufrui da fama que, pelas suas múltiplas  variadas belezas naturais, bem merecia, por si e por toda a região circundante. Pode asseverar-se, com plena justiça, que, na gloriosa exuberância do jardim viçoso que é todo o Alto Minho, os foros de Melgaço constituem um canteiro privilegiado de encantos.
Pelos caminhos adustos da serra até ao pitoresco Castro Laboreiro; pela estrada sinuosa que leva até à fronteira de S. Gregório, paralela ao ténue fio de água que é o rio Minho lá ao fundo; nas cavas da montanha; para as bandas do Peso, onde brotam fontes de saúde, por entre renques de cerrada arborização; para qualquer lado que se desviem os passos, a paisagem sublima-se numa grandeza surpreendente e dominadora.
Presentemente, estão em curso obras e melhoramentos de que nos limitaremos a dar ligeiros tópicos, os suficientes para se poder avaliar a importância da atividade camarária. No que diz respeito a estradas municipais, está em curso a construção do segundo lanço da estrada da sede a Alcobaça, por Fiães. Foi a concurso a obra para abertura da estrada da Senhora de Lurdes a Sá (Paços) e está a proceder-se ao levantamento dos projetos para as estradas de Várzea Travessa a Rodeiro (Castro Laboreiro) e de castro Laboreiro aos Portos. Neste momento, estão a decorrer os trabalhos relacionados com o abastecimento de água aos lugares de Aldeia de Cima (Paderne) e de Maninho (Alvaredo).
O plano de recuperação e de construção de edifícios escolares continuam a merecer particular zelo. Já foi adjudicada a construção das escolas de Adofreire (Castro Laboreiro), Além (Paderne) e de Corga (Remoães) e faz-se a aquisição dos terrenos onde vão ser erguidos os novos edifícios escolares de Crasto (Roussas) e da próxima vila. A assistência é, por sua vez, um campo de ação que a municipalidade trata com especial desvelo.
A estância hidrológica do Peso, com toda a maravilha da sua paisagem e dos seus recantos frondosos, é bem o centro de atração desta zona do Alto Minho – também por constituir um aprazível local de repouso onde as comprovadas virtudes curativas das suas águas minerais têm  merecido a benção de muitos doentes que ali procuram alívio para os seus achaques.
Com mais alguns melhoramentos que se projetam – engrandecimento do Peso e uma pousada-, depressa Melgaço conquistará um lugar de relevo, aliás bem merecido, no plano turístico nacional.”


Fonte: Guião do programa “A Voz de Portugal” de 8 de setembro de 1960. In: www.rtp.pt


Veja o Guião do programa na íntegra digitalizado:

















Sem comentários:

Enviar um comentário