quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O significado de inscrições em monumentos melgacenses III


Inscrição na Igreja da Misericórdia de Melgaço.


Inscrição gravada em silhares em granito com um Comprimento de 60 cm e uma Altura de 35 cm. (altura média das letras gravadas):

Leitura:
... LAVOR i MA ... / DOMINGO D(ia)S (?) ...

Tal inscrição encontra-se gravada em silhar na face exterior da parede Sul da nave da Igreja da Misericórdia de Melgaço, hoje colocado na terceira fiada de pedras. Um pouco abaixo desta inscrição na segunda fiada de silhares, e à sua direita, encontra-se outro silhar com vestígios de inscrição também com duas regras, que não conseguimos decifrar.
A inscrição da Igreja Matriz de Melgaço permaneceu inédita até aos nossos dias. Por estar muito truncada, oferece dificuldades à compreensão do seu verdadeiro significado. Assinalaria o nome do arquitecto da obra? Se assim fosse, o seu texto poderia ser reconstituído na forma:
"Foi deste LAVOR MAestre DOMINGO D(ia)S" ou algo parecido. Devemos, no entanto, confessar que são demasiado frágeis as bases em que nos apoiamos para sugerir esta reconstituição.


Extraído de:
- BARROCA, Mário Jorge (2000) - Epigrafia Medieval Portuguesa - (862-1422), vol. II, CORPUS EPIGRAFICO MEDIEVAL PORTUGUÊS. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário