sábado, 29 de junho de 2013

Os castrejos e os lordes ingleses (2ª metade do século XIX)

Castrejas



  • Alfredo Campos, escritor (1847 - 1906), dizia, na segunda metade do século XIX, acerca de Castro Laboreiro e dos castrejos:

  • “Em Castro Laboreiro, todo o proprietário, por muito diminuto que seja o seu património, tem, como qualquer lord inglez, duas habitações – uma de verão e outra de Inverno.
  • A primeira assenta nalgum lugar da região de Castro Laboreiro, e é n’ella que o montanhez e sua família vivem os nove mezes das estações da primavera, verão e outomno; a segunda é situada para o lado dos arcos de Vale de Vez, n’um valle profundo, denominado as hinverneiras, e é ali que elle passa a estação rigorosa. Foge d’este modo à aspereza do Inverno, procurando esse clima mais temperado pela situação, dias mais amenos e temperatura mais regular.
  • D’este systema de vida resulta que, sobretudo, nos mezes de Novembro, Dezembro e janeiro, o forasteiro que percorrer os lugares de Castro laboreiro, encontrará a maior parte das habitações e propriedades fechadas e desertas, parecendo que aquella região foi abandonada por effeito de uma força qualquer superior.”

Extraído de: http://www.castrolaboreiro.com/a-aldeia-de-castro-laboreiro/

Sem comentários:

Enviar um comentário