sábado, 21 de dezembro de 2019

Chocolates e muito mais num jornal de Castro Laboreiro de há 100 anos atrás




Há cerca de 100 anos, publicava-se em Castro Laboreiro um jornal chamado “A Neve”. Este era propriedade da família Carabel, donos também da célebre fábrica de chocolates castreja, fundada em 1908.
Entre outros artigos de interesse, lá podemos encontrar uma secção de publicidade, dedicada sobretudo a estabelecimentos comerciais de Castro Laboreiro. Entre os anúncios que por lá podiamos ver, encontramos os dedicados aos chocolates fabricados em terras castrejas, alguns deles, deveras curiosos. Um deles contem estes dizeres: “Quereis um bom casamento? - Tomai o chocolate da afamada fábrica “Caravelos” de Castro Laboreiro que atrai a simpatia”. 




Há um outro anúncio também bastante curioso que diz o seguinte: “Quereis engordar em pouco tempo? Tomai todos os dias chocolate da afamada fábrica “Caravelos” de Castro Laboreiro”.



Podemos ver ainda um que nos conta algo acerca da fábrica:

À Espanhola
Fábrica de chocolates movida à força hidráulica, fundada em 1908 e reconstruida em 1919. Chocolates fabricados pelos últimos sistemas adotados em Madrid e Barcelona: cacau, caraca, açúcar, canela, baunilha e uma pequena quantidade de manteiga de vaca.”




Encontramos ainda outros anúncios, uns dedicados a estabelecimentos de Castro Laboreiro, outros dedicados a casas de Melgaço e Prado.












Sem comentários:

Enviar um comentário