sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

O pedido do povo de Chaviães (Melgaço) ao rei D. João VI (1817)


 


Em 1817, estávamos no reinado de D. João VI, que ainda permanecia no Brasil. Nessa época, na freguesia de Chaviães, os fregueses estão descontentes com o sino da igreja e decidem pedir ao rei que lhe concedesse uma esmola para comprar um novo. 

Assim, no dia 10 de Junho desse ano, o pároco Manuel Diogo Alves de Abreu e fregueses lavram um documento a expor a situação ao monarca. Afirmam os fregueses que “precizam de um sino porque o que tem he insipido e fraco e não se ouve pela Igreja”. 

Sabendo o povo de Chaviães que o rei tem dado às mais igrejas” idêntica ajuda, resolvem pedir diretamente a S. Majestade “se digne mandar dar hum sino aos suplicantes para a sua igreja que se ouça pela igreja por cuja graça e esmola rogarão pelos aumenttos de vida de Vossa Magestade e do seu reinado 

No texto integral do requerimento do pároco e fregueses de Chaviães, pode ler-se: 

Senhor, 

Dizem o Reverendo Pároco e freguezes da Parochial Igreja de Santa Maria Magdalena de Chaviães do Termo de Melgaço: que requereram a Vossa Majestade lhe fizesse a graça de lhe mandar dar huma esmola para alguns preparos da sua igreja; em consequência dos suplicantes pagarem a 3ª dos dízimos a Vossa Majestade cujo requerimento foi servido mandar informar pelo seu Provedor; que deu, e informou a necessidade dos suplicantes; e que se faziam dignos da compaixão de Vossa Majestade - até ao prezente nada rezultou; e porque Vossa Majestade tem dado às mais igrejas; e precizam de um sino porque o que tem he insípido e fraco e não se ouve pela Igreja portanto: 

se digne mandar dar hum sino aos suplicantes para a sua igreja que se ouça pela igreja por cuja graça e esmola rogarão pelos aumenttos de vida de Vossa Magestade e do seu reinado. 

Como Procurador, 

O Padre Manuel Diogo Alves de Abreu. 

Em 10 de Junho de 1817. "




Extraído de:

- Arquivo da Torre do Tombo - Ministério do Reino (1736 - 1910) - REQUERIMENTO DE PÁROCO E FREGUESES DA IGREJA PAROQUIAL DE SANTA MARIA MADALENA DE CHAVIÃES, TERMO DE MELGAÇO, SOLICITANDO A ENTREGA DE UM SINO PARA A SUA IGREJA (10-06-1817).

Sem comentários:

Enviar um comentário