Na Branda da Aveleira
"Curvas incontáveis levam-nos de Melgaço a uma antiga
aldeia de Verão de pastores nas costas da serra da Peneda e às portas do único
parque nacional do país. É a Branda da Aveleira.
Um grito controlado rasga o inumano silêncio que acoberta
a mancha granítica. É, urbanamente, de madrugada, mas a urbanidade ficou a 25
curvosos quilómetros de distância, no hiper de Melgaço em que se garantiu a
sobrevivência para meia-dúzia de dias. Ah, ok!, temos o frigorífico, e a placa
de vitrocerâmica; o micro-ondas e o aquecimento; e temos um televisor que,
apesar das moscas, ainda nos põe dentro da casa o país, lá longe, e Espanha
aqui ao pé. Mas fora isto, ou fora disto, para lá da grossa porta de madeira, o
tal grito irrompe da noite dos dias, organizando o gado a caminho do alto desta
montanha como sempre se fez, desde que homens e vacas se tornaram inseparáveis
e encontraram refúgio neste lugar a que chamam Branda da Aveleira.
Continuam inseparáveis, por aqui, as duas espécies. Ainda
que sejam muito poucos os homens e mulheres para os animais que pastoreiam,
como souberam os urbanos mais distraídos pelo filme de Jorge Pelicano, é mesmo
verdade que, em Portugal, ainda há pastores. A diferença, no caso deste lugar
pertencente à freguesia de Gave, é que eles não precisam de passar as noites
com os seus animais, graças aos carros e motas que, há umas décadas, pela mesma
altura em que uma canção dizia que o vídeo matara a estrela da rádio, já
andavam também a "matar" esta e outras brandas da Peneda-Gerês.
Casario que, sem gente para o aconchegar, aceitou, na solidão dos dias, o afago
das silvas. E quase desapareceu debaixo delas.
Antes dessa revolução na mobilidade - a mesma que nos
trouxe aqui, que de outra maneira não haveria fôlego para tanta lonjura - estes
aglomerados de rudes construções de granito eram autênticas aldeias de Verão,
também chamadas por isso, e por alguns, Verandas. Erguidas mais perto do alto
das montanhas, nelas os pastores passavam os dias entre Maio e Setembro,
acompanhando o gado que, nas cumeadas da serra, encontrava, e encontra, pasto
fresco, no clima, esse sim, brando. Os primeiros raios do dia transportam essa
memória no indisfarçável diálogo entre uma mulher e a sua manada, que galgam os
caminhos indiferentes à inclinação da montanha. E esta, se não tem uma sineta
ao pescoço, intromete-se na conversa, haja vento para isso, com o som seco das
torres eólicas que, há alguns anos, fizeram ninho nos cumes à volta.
Há apenas um outro pastor na serra, mas há gente na
aldeia. Lá em baixo, mais perto do riacho que nos há-de refrescar, um casal
reconstrói, fim-de-semana após fim-de-semana, pedra após pedra, o seu refúgio
familiar. Mas no resto, em pelo menos nove habitações, são os turistas que
ajudam a reconstruir esse sentido de abrigo que durante séculos, escapava,
quente, das chaminés escondidas pelos castanheiros. Várias das antigas casas e
cortelhas foram recuperadas e, como se viu à chegada à branda e ao texto,
equipadas com os confortos que a cidade tem para dar, procurando assim os seus
donos que a cidade dê também o que tem de sobra: almas em transumância entre a
rotina do trabalho e a rotina da casa, que roubam minutos aos seus dias a
planear aquilo a que, sinal dos tempos, se designa hoje em dia por escapadas...
ou fugas.
Não somos diferentes. Animais fugindo ao rigor do estio e
à cidade onde, para muitos, já nada refreia a saudade de uma natureza que
afastamos para longe. E aqui, se o quisermos, se desligarmos a televisão,
deixando Espanha para lá dos montes a norte e nordeste e Portugal nas nossas
costas, separado de nós pelas serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês,
estamos, de facto, refugiados. Protegidos de quase tudo e, assim, permeáveis ao
negrume da terra humedecida pelo orvalho da manhã, aos cheiros, sons e à
solidão aparente da paisagem. E permeáveis até aos seus sabores, se viermos no
tempo das amoras que tingem os lábios e, quando caem, grande parte dos
caminhos."
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Extraído de:
- "Branda da Aveleira, herança de pastores", reportagem da autoria de Abel Coentrão e Nelson Garrido. in edição do Jornal Público de 27/10/10.
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