sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A linguagem oral das gentes de Melgaço eternizada há cerca de um século atrás



O etnólogo José Leite de Vasconcelos é seguramente um dos maiores imortalizadores das tradições melgacenses. Esteve em Melgaço entre a década de 90 do século XIX e várias vezes durante o primeiro quarto do século XX. Visitou várias freguesias do concelho, desde Paderne ou Cristoval até Cubalhão ou Castro Laboreiro.
Entre outras tradições melgacenses que eternizou na sua obra, encontra-se a maior inventariação de palavras, expressões ou cantigas populares da nossa terra alguma vez feita e que seria publicada na Revista Lusitana, ainda na década de 20 do século passado.
José Leite de Vasconcelos deixou-nos uma impressionante recolha de quase 400 palavras usadas na tradição oral da nossa terra de há cerca de um século atrás. Alguns termos ainda se usam, outros caíram entretanto em desuso. Tudo compilado numa espécie de "dicionário". Faça uma viagem entre as palavras que os nossos avós pronunciavam...


VOCABULÁRIO






























Extraído de:

- VASCONCELOS, José Leite de (1926) - Linguagem de Parada do Monte. In: Linguagens de Portugal e Hespanha. Separata da Revista Lusitana, Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário