domingo, 28 de maio de 2023

O Hotel Quinta do Peso (Melgaço): como tudo começou (1901)...

 



Depois do aparecimento do Hotel Ranhada, no início da última década do século XIX, o novo século inicia-se com a fundação de um outro hotel junto às termas do Peso.

Nascia, em 1901, o Novo Hotel Quinta do Pezo que resultou da adaptação do antigo palacete dos Viscondes do Peso. O seu primeiro proprietário foi precisamente o antigo sócio do Sr. Ranhada no Grande Hotel, João Luiz Fiffe, sociedade que tinha sido dissolvida em Outubro de 1900. O Sr. Fiffe, mais tarde, viria a vender este novo hotel a José Joaquim Esteves, algum tempo depois. 

No periódico local, “Jornal de Melgaço”, na edição de 9 de Maio de 1901, podemos ler sobre o aparecimento deste novo estabelecimento hoteleiro no Peso: “Novo Hotel do Pezo - O nosso prezado colega “Districto de Vianna”, referindo-se a este novo hotel diz o seguinte: Nesta luxuriante região alpestre Monsão e Melgaço e que à sua justa nomeada de região vinhateira por excellência junta a merecidíssima fama das Águas Mineraes do Peso, que alli chamam, todos os annos, innúmeros doentes vindos de todos os pontos do paiz e ainda do estrangeiro a procurar, para graves padecimentos, os seus effeitos therapêuticos verdadeiramente miraculosos, vem de estabelecer-se um hotel de proporções grandiosas que sendo para a estância aquista um melhoramento de grande alcance é a maior comodidade que poderiam desejar os clientes daquellas águas privilegiadas.   

Intitula-se este estabelecimento “O Novo Hotel do Peso” e é seu proprietário o Sr. João Fiffe, cavalheiro extremamente amável que em benefício do bem-estar e comodidade dos aquistas não duvidou arriscar consideráveis capitaes. 

O Novo Hotel do Peso, estabelecido em uma vasta quinta, tem installações admiráveis para grande número de hospedes e com os seus bellos jardins em torno, avistando-se d'elles um horizonte tão formoso como amplo, com caminho interior para as nascentes e com todos os requisitos de hygiene e salubridade é sem dúvida um dos primeiros estabelecimentos no seu género do paiz que se torna absolutamente digno de ser procurado por todos os que demandam aquellas paragens em busca de alívio para os seus soffrimentos 

As águas do Peso estão hoje fazendo concorrência victoriosa às de Mondariz não só pelas suas propriedades medicinaes como pela formosura da região, onde ficam situadas e pureza e salubridade dos seus ares e modicidade dos preços da manutenção ali 

Ocioso será mencionarmo-lo, mas como haverá por certo muitas pessoas doentes que o ignorem, devemos dizer que as águas do Peso tem sido empregadas com grande êxito para tractar bronchites chrónicas, diabetes, chloroses, dyspepsias, gastaIgias, padecimentos de intestinos, do fígado, dos rins, da bexiga e ainda outras affecções das muitas que aflligem o género humano. 

Parece-nos pois um bom serviço recomendar aos nossos leitores não só aquellas águas como o esplêndido hotel a que nos vimos referindo. 

Efectivamente, as obras de accréscimo no novo hotel estão já muito adiantadas, podendo por isso, no corrente anno, receber um grande número de hóspedes. 

Na nascente das águas foram também, ultimamente, introduzidos alguns melhoramentos de reconhecida importância. 

Um dos seus primeiros hóspedes foi o conselheiro Manuel Francisco Vargas, ministro das Obras Públicas, que vinha acompanhado pela sua esposa, tendo-se, por esta altura, instalado no hotel um telégrafo. 

A respeito da presença desse hóspede ilustre, refere o ”Jornal de Melgaço”, na sua edição de 23 de Julho de 1901: “Ultimamente, devido à visita do illustre Ministro das Obras Públicas que, no fim deste mez, para ali vem fazer uso daquellas miraculosas águas, montou-se n'uma das dependências d’aquelle bello hotel uma estação telegraphica, a qual é, sem dúvida, de muito interesse para os aquistas. Apraz-nos registar que é encarregado de tal estação o nosso amigo, sr. Alípio de Castro Azevedo. Este melhoramento era de reconhecida necessidade, e por isso bem andou o digno Ministro das Obras Públicas, mandando proceder à sua realização. Parabéns, pois, a todos os aquistas em geral pela comodidade que acabam de possuir.”Note-se que a forte procura das termas do Peso não encontrava, por esta altura, resposta em termos de disponibilidade de dormidas nos dois hotéis em funcionamento. A este respeito, atente-se numa notícia do “Jornal de Melgaço”, edição de 20 de Agosto de 1901, onde se lê: “Esta estância d'águas, sem dúvida uma das melhores do nosso paiz, está sendo de cada vez mais concorrida.  

Os dois hotéis acham-se completamente apinhados de hóspedes e, a todo o momento, se esperam muitos mais. Até as próprias casas particulares têm recebido aguistas, o que prova que são muitas e maravilhosas as curas que tem feito”. 

O “Novo Hotel Quinta do Pezo” foi, uns anos mais tarde, comprada por José Figueiroa Granja, de Vigo, que o adquiriu em 19 de Fevereiro de 1912 a José Joaquim Esteves. Para a sua exploração constituiu-se a sociedade “Figueiroa & Ribas” na qual participava um outro galego chamado Don Francisco Ribas. Tal como o Ranhada, era tido como um hotel de elevada qualidade onde os clientes saiam muito satisfeitos. A avaliar pelos anúncios publicitados da época, o serviço era exigente. Num anúncio, podíamos ler:  

V. Ex.a vai para as Águas de Melgaço? 

Deve instalar-se no Grande Hotel do Peso 

Que é o mais recomendável desta estância: Tendo este hotel sofrido importantes reformas apresenta entre os grandes melhoramentos, água corrente em todos os quartos e magníficos apartements com quarto de banho e WC privativas. É o que oferece as melhores condições de higiene. Suntuoso parque, primoroso serviço de mesa; dieta sem aumento de preços nas diárias. O mais próximo do balneário e das nascentes, ficando até uma delas dentro da Quinta do Peso. A sociedade mais selecta que costuma frequentar estas águas, dá preferência a este hotel, por ser o que reúne as melhores condições para o bem-estar dos hóspedes. A par de todas as vantagens enumeradas, este hotel, pela sua situação topográfica, que é a melhor da estância, está desviado do pó da estrada. “ 

Não termina sem referir a existência de luz elétrica no estabelecimento. Chama à atenção para a sua ”magnífica capela com missa todos os domingos e dias santificados”. Este anúncio transmite um toque personalizado ao atendimento o hotel dizendo aos clientes que os pedidos podem ser feitos diretamente ao proprietário José Figueiroa. 

Viria a fechar por volta de 1970 e atualmente encontra-se em reconstrução...

Sem comentários:

Enviar um comentário