Vivia no lugar do Quinjo, em Castro Laboreiro, uma
princesa que tinha sido encantada sob a forma de uma serpente, e que trazia uma
flor presa na boca.
Era esta princesa fabulosamente rica e estava disposta a
dividir a sua riqueza com quem a desencantasse. Como ia de 100 em 100 anos à
feira de Entrime, em Espanha, altura em que recuperava a sua forma humana, lá
contou como deveria proceder a pessoa que estivesse disposta a desencantá-la:
ir ao lugar do Quinjo e dar um beijo à flor que ela, já na forma de cobra,
trazia na boca.
Se os séculos foram passando sem que aparecesse alguém
suficientemente corajoso para realizar tal façanha, nem por isso se pode dizer
que o tempo tenha apagado nos homens a crença no tesouro escondido ou tenha
esmorecido a fé na sua recuperação, mesmo que para tal se tivesse de cumprir o
ritual prescrito pela lenda.
A cobiça era
sentimento mais forte que a repugnância e o medo, sem contar ainda que a
astúcia humana é de tal forma atrevida e pretensiosa que só por si consegue
dar, a quem dela resolva largar mão, uma coragem inicial que na maioria dos
casos, se não é condição de sucesso é pelo menos de chegada à última etapa possível.
Foi assim que um dia, levados pela cobiça e apoiados na
astúcia, um grupo de homens, tentaram desencantar a princesa. Se o pensaram,
logo programaram a aventura, animados pelo facto de um deles conhecer os
segredos do livro de S. Cipriano, que ajudaria a tomar o tesouro escondido e
defendido pela serpente.
Havia contudo uma dificuldade que a todos transtornava, e
que não viam meio de a superar. Como ganhar coragem para beijar a serpente?
Lembraram-se então os nossos heróis de um cego que havia no lugar e que pelo
facto de não ver, não sentiria repugnância em praticar o acto. Bastante
instado, mas sem saber bem ao que ia, o pobre lá anuiu em juntar-se-lhes.
Reunido o grupo no local certo, no dia e hora combinados, resolveu o animador
da proeza, na intenção talvez de melhor avivar os pormenores da façanha, puxar
do livro e ler a lenda aos companheiros no próprio cenário onde se iria
desenrolar o drama. A um dado passo da leitura, porém, fez-se ouvir um barulho
medonho que, repercutindo-se pelas fragas adiante, parecia querer fendê-las
para delas fazer sair a figura de um monstro.
Nem se interrogaram a respeito do estranho fenómeno:
gasta a última reserva de coragem, hei-los numa corrida doida, galgando e
descendo penedos, na ânsia de alcançar a segurança do lugar onde habitavam que,
estranho ao facto, recuperava no sono a energia gasta num dia de luta árdua.
Sozinho no lugar do Ouinjo, ficou o cego, desprotegido de tudo e de todos, e completamente amedrontado. Valeu-lhe o bordão, seu único apoio e guia, para descobrir forma do chegar a chão seguro e sossegado. E chegou, passados uns dias a Pereira, uma pequena povoação espanhola, que lhe deu guarida.
Sozinho no lugar do Ouinjo, ficou o cego, desprotegido de tudo e de todos, e completamente amedrontado. Valeu-lhe o bordão, seu único apoio e guia, para descobrir forma do chegar a chão seguro e sossegado. E chegou, passados uns dias a Pereira, uma pequena povoação espanhola, que lhe deu guarida.
Depois de conhecida a aventura no lugar, nunca mais
ninguém daqueles lugares pensou em repetir a proeza.
Em tempos mais recentes, um jovem, ao saber, por um
pastor, da existência da serpente, logo se lembrou da sua terrível história de
amor. A mãe da sua namorada contrariava muito seriamente o namoro e afeição que
a filha mantinha com ele, facto que os obrigava a encontrarem-se às escondidas
por entre as penedias. Não tardou muito que a mãe desse com o esconderijo dos
namorados e, desesperada com a desobediência da filha, lhe lançasse esta
maldição:
- «Que de futuro andes de rastos como as cobras no alto do Ouinjo».
Passados dias, desapareceu a rapariga sem deixar rasto!
Associando os factos, não restaram dúvidas ao rapaz de que se tratava da namorada que cumpria o fado a que fora condenada pela mãe. A confirmá-lo, lá estava a flor que ele lhe oferecera e que ela, numa atitude garrida, trazia entre os dentes no momento em que recebera a maldição
- «Que de futuro andes de rastos como as cobras no alto do Ouinjo».
Passados dias, desapareceu a rapariga sem deixar rasto!
Associando os factos, não restaram dúvidas ao rapaz de que se tratava da namorada que cumpria o fado a que fora condenada pela mãe. A confirmá-lo, lá estava a flor que ele lhe oferecera e que ela, numa atitude garrida, trazia entre os dentes no momento em que recebera a maldição
Desesperado pela triste sorte da jovem e também pela sua
infelicidade, subiu ao monte e perguntou à serpente quais as possibilidades que
havia de lhe quebrar o encanto. Respondeu-lhe esta que bastaria que ele, rapaz,
tivesse a coragem de a beijar na boca. Mas, cautela, se à terceira tentativa o
não conseguisse, redobraria o seu encanto e não mais podia trazê-la à vida e ao
seu amor.
Voltou o rapaz mais tarde, acompanhado com gente amiga,
para realizar o desencanto: porém, na altura em que se aproximou da serpente,
esta lançou tais silvos e contorceu-se de tal maneira que pôs em fuga todos os
que presenciavam a cena. Não desistiu o namorado e, na segunda tentativa,
fez-se acompanhar de um padre, para ajudar o ritual com as suas rezas, e,
esquecido do que havia acontecido aos outros seus conterrâneos, de um ceguinho
que, pelo facto de não ver, poderia substitui-lo no acto de beijar a serpente
com menos repugnância. Repetiu-se a cena anterior e tanto o padre como o cego
fugiram desaustinados.
Entendeu o rapaz que teria que ser ele sozinho,
e sem a ajuda ou apoio de ninguém, mas amparado pelo amor que nutria pela
jovem, a cumprir o feito. Enchendo-se de coragem, aproximou-se da serpente e,
sem dificuldade de maior, deu-lhe o beijo, recebendo em troca nos seus braços a
namorada. Regressaram felizes a Ribeiro de Baixo, seu lugar de nascimento, e
casaram mais tarde na vila.
Extraído de:
http://www.nortept.com/lendas.aspx?concelho=Melgaco (in Lendas do Vale do Minho)
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