A Igreja de S. Salvador de Paderne foi sagrada pelo bispo de Tuy em 1130, sendo que o actual edifício foi consagrado em 1264, por D. Egídio, bispo de Tuy, após reconstrução. Fazia parte do conjunto de mosteiros que concediam apoio e segurança aos peregrinos. Inicialmente teve uma ocupação feminina, passando depois para uma comunidade masculina, no século XIII, pelo menos após 1225, para a ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
O capitel situado no ângulo nordeste do transepto
destaca-se dos outros elementos, não só pela diferença do material de suporte,
calcário em vez de granito (provavelmente um reaproveitamento de materiais),
mas também pelo tema, apresentando elementos figurativos. No cesto, em forma de
trapézio invertido, destaca-se, na face central, um personagem, despido, de
braços abertos e com o que parece ser um báculo na mão direita; com a esquerda
parece resgatar, da boca de um monstro, um homem. Da esquina para a face
esquerda duas serpentes enroladas, sugerindo o carácter demoníaco da
representação, mordem um quadrúpede. Na face direita está um arauto, um tocador
de aerofone, instrumento de feitura bastante rude e já um pouco
danificado (figura) Não se trata de uma alusão a qualquer prática musical, mas
antes uma representação plástica de mensagem sonora, a difusão oral da mensagem
cristã, como que chamando à atenção dos fiéis para a meditação sobre esta
representação, para os perigos de cair no pecado. O instrumento assume então
com um significado simbólico, como veículo de transmissão de uma mensagem aos
fiéis, ao mesmo tempo que sinal de alerta. Este tema não é de leitura imediata,
mas pode ler-se, também segundo opinião de A. Miranda, com o significado do
episódio “Daniel na cova dos leões”.
Melgaço, Igreja de S. Salvador de Paderne; capitel do arco do transepto – Tocador de aerofone
Informações recolhidas em:
- SOUSA, Luis Correia de (2005) - Iconografia musical na escultura Românica em Portugal. Medievalista on line ano 1 ● número 1 ● 2005 IEM - Instituto de Estudos Medievais
Eu sei que a imagem é clarividente. Porém, convem esclarecer que um tocador de aerofone é todo o instrumentista que produz sons através de instrumentos de sopro, como é o caso. Neste episódio, pela configuração, tratar-se-á de um instrumento muito primitivo, da família dos sopros de madeira, muito vulgar na idade média.
ResponderEliminarCaro anónimo. Obrigado pela visita ao blogue.
ResponderEliminarComentário muito pertinente e que acrescenta um pormenor esclarecedor ao texto.
Volte sempre.
Valter Alves.