Pequena
capela de linhas sóbrias terminada em frontão triangular de ângulos inferiores
abertos e rasgada no frontispício por vãos encimados por cornijas salientes.
Nos cunhais, a sobreposição das cornijas das pilastras. São notórias certas
semelhanças com a Capela de Santo António, também em Melgaço. O retábulo, de
estilo nacional mas com laivos posteriores, como seja a posição dos anjos e das
mísulas gomeadas, levou preparação, mas acabou por não levou o "bolus
arménio"; está profusamento entalhado revelando uma exuberância
decorativa. Encimando o sacrário e enquadrando a tribuna encontram-se anjos
músicos, denotando um certo carácter profano que o entalhador quis transmitir a
esta obra, porventura relacionado com a ligação do barroco à festa. O retábulo
ostenta um significativo conjunto de imagens, de madeira, de boa execução
artística. A cornija que suporta o tecto e o frontal de altar apresentam os
mesmos motivos decorativos que estão entalhados no retábulo. A pintura
oitocentista do tecto possui um carácter mais popular.
Fachada principal
Planta
longitudinal, de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura homogénea
em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e caiadas, percorridas por
embasamento avançado e terminadas em friso e cornija, com cunhais apilastrados
coroados por pináculos tipo pêra ou piramidais sobre plintos e cruzes latinas
de braços quadrangulares sobre acrotério no remate das empenas. Fachada
principal virada a Oeste, terminada em frontão triangular sem retorno, com
cornija fortemente moldurada, apresentando no tímpano cartela de moldura
recortada. É rasgada por portal de verga recta, encimado por friso e cornija
recta e por duas janelas quadrangulares laterais, de moldura terminada em
cornija, e gradeadas. Fachada lateral esquerda cega e a oposta, virada a S.
rasgada por janela rectangular de capialço na zona do retábulo-mor. Fachada
posterior cega e terminada em empena. Interior rebocado e caiado, com pavimento
cimentado e lajeado e tecto de madeira, de perfil curvo, sobre cornija em
madeira, entalhada, pintado com cartela central, de moldura recortada, com
imagem de Nossa Senhora da Pastoriza ladeada por anjos que seguram uma tarja
com as inscrições: "ESTA CAPELLA FOI MANDADA FORRAR / E PINTAR NO ANNO DE
1884. POR LIBORIO JOSE DA CUNHA." e "EM VIRTUDE DE UM GRANDE MILARE
QUE A VIRGEM / NOSSA S.A DA PASTORIS LHE FES". Coro-alto assente em trave
de madeira, com balaustrada entalhada. O lado da Epístola possui pia de água
benta ovóide, gomada e com toro superior boleado, encimada por cartela
rectangular, moldurada, com a inscrição "IHS", relevada, e nicho de
remate em arco pleno. Sobre supedâneo, com acesso por três degraus, surge o
retábulo-mor de talha em branco e policroma, de planta recta e três eixos
definidos por colunas torsas ornadas de pâmpanos e aves, assentes em mísulas
com acantos e anjos e de capitéis coríntios; no eixo central abre-se nicho, em
arco de volta perfeita, interiormente albergando imagem do orago, rodeada de
anjos encarnados; no intercolúnio côncavo surgem mísulas com imaginária; nos
eixos laterais existem nichos à face, em arco de volta perfeita sobre
pilastras, decoradas de acantos, com mísulas sustentando imaginária; sobre o
entablamento, decorado de acantos, anjos e querubins, desenvolve-se o ático,
adaptado ao perfil da cobertura, de várias arquivoltas unidas no sentido do
raio, e com cartel a central sustentada por dois anjos. Altar paralelepipédico,
com frontal marcado por sebastos e sanefa, decorados por acantos enrolados, e
tendo ao meio cartela polilobada, anjos e acantos enrolados.
Altar principal
Informações recolhidas em:
- http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9380
Sem comentários:
Enviar um comentário