quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Simplício de Lima - O último soldado melgacense morto na 1ª Guerra Mundial




Hoje cumprem-se 99 anos sobre o episódio mais negro da participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial, a Batalha de La Lys, na Flandres francesa. Numa guerra em que morreram 10 soldados oriundos de Melgaço, lembramos hoje o último soldado melgacense a falecer na 1ª Guerra Mundial. Refiro-me ao soldado Simplicio de Lima, de Penso. 
Simplício nasceu a 18 de Junho de 1893 no lugar de Paranhão, lugar da freguesia de Santiago de Penso, concelho de Melgaço. Era filho de Maria Teresa de Lima, sem referência ao nome do pai. Era solteiro e morava, à data da incorporação, na mesma freguesia de Penso. Soldado do 1º Esquadrão do Regimento de Cavalaria nº 4, foi incorporado no Corpo Expedicionário Português e embarcou para França em 26 de Maio com destino a Brest (França). Foi-lhe atribuída a placa de identificação nº 20 540.
Esteve em combate no Norte de França onde sofreu ferimentos. A guerra terminia em 11 de Novembro de 1918 com a assinatura do Armistício.
Contudo, em 2 de Dezembro de 1918, o soldado Simplicio encontrava-se internado por causa de ferimentos sofridos anteriormente em combate. Viria a falecer em 18 de Dezembro seguinte devido a uma bacilose pulmonar. Encontra-se sepultado no Cemitério Militar Português de Ambleteuse (França), coval 57, caixão nº 112.

Confira estas e outras informações no seu Boletim Militar Individual.
(Clique nas imagens para ampiar)








Seputura militar do soldado Simplicio de Lima
Cemitério de Richebourg l`Avoué (França), Talhão D, Fila 22, Coval 4


Sem comentários:

Enviar um comentário